A Secretaria  de Saúde e Defesa Civil de Seropédica realizou nesta quinta-feira (06), através  das equipes de agente de combate as endemias mais um mutirão no bairro Fazenda Caxias  nas ruas Benedito Coelho de Castro, Maria Lourenço, ,Bernarda Maria da Conceição e Presidente Washington Luís com objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti transmissor de várias arboviroses.

As ações mobilizaram mais de 200 Agentes de Saúde e foram vistoriados 2238, móveis dentre os quais as dependências das Secretarias de Saúde e Defesa Civil, o prédio da administração, da fazenda, controladoria e governo e o prédio da Prefeitura Municipal.

Foram colhidos 26 focos e encaminhados ao laboratório entomológico para identificação. Foram distribuídos 2000 informativos (Folders, check list e gibis do dezinho), foram colados vários cartazes ilustrativos nos comércios locais. O trabalho foi Coordenado por Adilson Braga. As ações contou com a participação do Vereador Professor Ivan.

Estamos realizando estas operações em varios bairros do municipio: “Pedimos a colaboração da população que receba bem os agentes deixando com que eles verifiquem os possíveis criadouros, lembrando que os mesmos estarão sempre identificados com os seus respectivos crachás” Disse Adilson.

No período de chuva, os cuidados com o mosquito Aedes aegypti devem ser redobrados. A água acumulada em objetos, pneus, calhas, lonas viram depósito para a criação e reprodução do mosquito, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Os levantamentos de infestação realizados em 2018 também apontaram a predominância de vasilhas plásticas, baldes, latas e até ralos como criadouros nas casas vistoriadas.

Faça o seu comentário