Foi realizado nesta última sexta-feira 02/10 no Bairro Piranema o Projeto Saúde nas Estradas, no Caminho da Prevenção, dezenas de motoristas participaram deste grandioso evento, e parabenizaram a iniciativa da Prefeitura Municipal de Seropédica.

Os caminhoneiros representam uma categoria de profissionais de grande relevância para a economia do Brasil, e considerando ainda que ao longo dos anos tenham sido excluídos das ações de atenção à saúde, foi criado este projeto que tem o objetivo de chamar a atenção dos viajantes para a importância dos cuidados com a saúde, principalmente daqueles que vivem nas estradas e têm como característica uma vida sedentária.

O PROJETO SAÚDE NAS ESTRADAS, NO CAMINHO DA PREVENÇÃO, idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Seropédica através do Programa de Vigilância em Saúde do Trabalhador VISAT. Além da equipe VISAT, o evento contou com o apoio da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e dos estagiários de enfermagem da Escola Técnica Bezerra de Araújo de Itaguaí. A escolha do bairro Piranema levou em consideração a sua localização estratégica as margens da RJ 099, rodovia que mesmo com a construção do Arco Rodoviário, ainda apresenta um fluxo muito grande destes profissionais, e por reunir no mesmo local a Secretaria Municipal de Saúde, um posto de fiscalização da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a unidade local do Programa Estratégia da Família ESF e o Programa  DSTs/AIDS e Hepatites Virais, todos elementos que tiveram participação efetiva na realização do Projeto.

No dia do evento, placas informavam com antecedência aos caminhoneiros sobre a necessidade de verificar, pressão e taxa de glicose, ao chegarem no Posto de fiscalização com o acompanhamento dos policiais militares, era feito uma abordagem inicial da equipe VISAT, onde os profissionais eram convidados a participar, recebiam preservativos, lanche e ao estacionarem eram conduzidos até as tendas, onde eram acolhidos  por profissionais de enfermagem, e realizavam o teste de glicose HGT e aferição da pressão arterial, além de receberem  informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e de como poderiam fazer o teste rápido. Após responderem a um pequeno questionário, onde muitos relataram a satisfação com esta atenção dispensada e a necessidade de cuidarem melhor da saúde, retornavam para seus veículos.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Seropédica através do Programa de Saúde do Trabalhador buscou com o¨PROJETO SAÚDE NAS ESTRADAS, NO CAMINHO DA PREVENÇÃO¨ dar o pontapé inicial no acolhimento desses trabalhadores objetivando direcioná-los para uma rotina de cuidados que proporcione uma melhor qualidade de vida.

2Foto0017Foto0018Foto0020Foto0027Foto0031Foto0034Foto0035Foto0038Foto0039Foto0040

 

 

 

Faça o seu comentário