Prontuário Eletrônico agilizará atendimento e evitará aglomerações

 
Quando se trata de Saúde, a agilidade é essencial para salvar vidas, portanto, investir em tecnologia facilita e agiliza a vida da população e dos profissionais de Saúde. Antenada com as mudanças positivas advindas da tecnologia e, alinhada com as proposições do Governo Federal, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), implantará no Município um Sistema de Saúde informatizado online (e-SUS AB).
 
A Portaria N° 3.193, de 27 de novembro de 2020, instituiu o incentivo financeiro federal, de forma temporária e excepcional para informatizar equipes de Saúde da Família e Atenção Primária, através da implementação do Prontuário Eletrônico.
 
Com o objetivo de dar agilidade ao processo de informatização, o Prefeito de Seropédica, Professor Lucas, e o Secretário de Saúde, Dr. ° René, enviaram ao Município de Magé, na última semana, o Coordenador do Sistema e-SUS AB no Município de Seropédica, Gabriel Alves.
 
O e-SUS AB trata-se de um conjunto de ações do Ministério da Saúde que visam otimizar a gestão de informações na Atenção Básica, através de soluções que centralizaram as informações de cada paciente, facilitando o acesso a essas informações em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).
 
A visita ao Município em questão se deu para a realização de estudos a respeito do funcionamento do sistema, já que em Magé localiza-se a “unidade modelo”, de nome Nova Marília. Atualmente, a cidade de Seropédica possui o modelo CDS do e-SUS, porém, no modo off-line (sem conexão de internet), causando a demora no acesso às informações, tendo como consequência a demora no atendimento.
 
“A informatização do Sistema de Saúde será um passo importantíssimo para mudarmos definitivamente à Saúde em Seropédica. Com o novo formato, os atendimentos serão mais ágeis e os profissionais de Saúde terão acesso a todas as informações de Saúde de cada paciente, dando maior segurança para os diagnósticos e prescrições de remédios, além de diminuir o tempo de espera pelo atendimento, ou seja, diminuiremos as filas e o tempo em que o paciente fica dentro da Unidade Básica de Saúde”, explicou o Prefeito Professor Lucas.
 
Por Hudson Glória
Foto: Italo Meirelles
A imagem pode conter: 2 pessoas
 
 
 
Gilvam Telles Rodrigues, Hana Moraes e outras 240 pessoas
56 comentários
88 compartilhamentos
 
Curtir
 

 

 
 
Comentar
 
 
Compartilhar