A Prefeitura de Seropédica através da Unidade Básica de Saúde “UBS” do Bairro Jardim Maracanã realizou nesta última quarta-feira (25), Palestra que reforça a importância da amamentação.

A Coordenadora Marcia Carvalhosa da UBS, Julia Pereira dos Santos, agradeceu a presença de todos e disse: “O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais das crianças até os 6 meses de idade, além de não requerer uma preparação, está sempre disponível para consumo”.

Logo a seguir Marcia Carvalhos convida a Primeira-dama do município, Isabel Ribeiro, a falar sobre sua experiência como mãe. Isabel reforça que a amamentação também é uma forma de amor e carinho para seus filhos: “A amamentação é uma forma maravilhosa de nutrir e criar laços com seu bebê. É um processo natural que pode ser desafiador inicialmente, até que você se acostume com ele”.

A seguir a Dentista Keli Cristina Lima, que tem formação na área de ortodontia Pediátrica, falou que o uso da chupeta pode atrapalhar a amamentação materna e causar outros problemas para o bebê: “Evidências consistentes apontam que o uso da chupeta por crianças de 1 a 24 meses pode ser um dos vilões contra a prática da amamentação”.

A Enfermeira Rosilene Fernandes, a Nutricionista Aryane Rocha e a Medica Dulcimar, fizeram uma seria de explicações, nos cuidados com asseio com o seio, e com as mãos, principalmente neste período de pandemia do Coronavírus: O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil”.

O Lanche servido foi doação conseguido pela Dra. Dulcimar e comerciantes.

Abaixo o vídeo completo do evento