SEST SENAT em parceria com a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, e a Policia Rodoviária Federal (PRF) realizam grande ação nacional, promovendo por meio de ações socioeducativas e de saúde a Campanha Transporte em Ação.

O trabalho conta com dentistas com aplicação de flúor, fisioterapeutas, sendo realizado aferição de PA, medição de glicose, orientações sobre Covid 19 e higiene, visando a saúde do caminhoneiro, também foi realizado orientações sobre higienização dos caminhões. No evento foi distribuído água, e lanches para os motoristas. 

Esta mobilização nacional, foi também contra roubo de cargas e por redução de acidentes. O evento teve início no dia 11 e vai até 13 de novembro.

O Brasil registrou 18.382 ocorrências de roubos de cargas em 2019, segundo levantamento da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Os prejuízos computados ao setor somam R$ 1,4 bilhão. A esse montante, soma-se os incalculáveis traumas causados a motoristas e perdas de vidas humanas durante as ações criminosas.

As empresas têm investido cada vez mais em tecnologias de rastreamento dos veículos e controle de rotas como forma de reduzir o problema, mas a atenção dos motoristas também é fundamental para coibir esse crime.

Os atendimentos serão realizados em mais de 350 locais, como pontos de parada credenciados pelo Ministério da Infraestrutura, postos de combustíveis e Postos da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Durante a ação, também serão oferecidos um circuito de saúde, com atendimentos nas especialidades de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia; orientações de autoproteção e prevenção da covid-19.