A equipe de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Dom Bosco realizou uma comemoração diferente nesta segunda-feira (20). É nesta data, a equipe organizou uma festa alusiva à comemoração do aniversário de 100 anos da paciente Maria Dias da Silva. Conforme a coordenadora geral das equipes de ESF Seropédica, Carla Andreia Muniz, trata-se da paciente mais idosa cadastrado na unidade. “Para comemorar esta data tão importante fizemos uma comemoração surpresa, com direito a bolo e refrigerante, onde toda a equipe do ESF Dom Bosco foi até sua residência para cantar parabéns. Desejando a ela que esta data se repita ainda por muitos anos”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Saúde e Defesa Civil, Drº Artur Correia, a comemoração dos 100 anos de vida de um paciente da unidade demonstra que a equipe tem alcançado o objetivo de levar mais saúde e condições para a população. “Isto é um sinal de que nossa população idosa conta com uma boa qualidade de vida, além disso, fortalecemos nosso vínculo não só com o paciente como também com os seus familiares”, revela. “Ficamos muito felizes em ver o sorriso no rosto dela, as palavras de agradecimento com certeza fizeram com que todo o nosso empenho valesse a pena. No final quem ganhou o presente maior fomos nós, ao ver um gesto tão simples ser motivo de um grande sorriso”, finalizou.

Longevidade, na opinião da centenária, é sinônimo de fé, alegria de viver, trabalho e uma bela coleção de bons amigos. Como boa mineira e católica fervorosa, Dona Maria atribui a Deus o saldo positivo de chegar aos 100 anos saudável, lúcida e ativa. “Deus que olha por tudo nesta vida é que me permitiu viver 100 anos para merecer uma festa de aniversário. Eu agradeço a Ele por tudo”, disse.

Dinâmica, corajosa e trabalhadora empenhada, dona Maria conta que deixou a cidade natal de Carangola, Minas Gerais, aos 30 anos. Logo que chegou a Seropédica se instalou na Rua José Miranda Pena, no Bairro Dom Bosco. “Em Carangola trabalhava na lavoura de café, arroz, milho e feijão. Aos 30 anos vim com minha família para Seropédica, fomos os primeiros a vir morar aqui no Bairro Dom Bosco”, lembra animada.

aniversario artur
​Drº Artur Correia, secretário de Saúde e Defesa Civil, e a equipe da ESF fazem festa para comemorar centenário de Dª Maria