A Estratégia Saúde da Família (ESF), Onofre Ferreira Mendes, do bairro Boa Esperança em Seropédica, tem como Coordenador Administrativo Josivan da Silva. O ESF busca promover a qualidade de vida da população seropedicenses, e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco. Neste contexto o PSF realizou nesta quarta-feira (20) palestra voltada na prevenção e conscientização do câncer Mama e do câncer do colo de útero.

A Palestra foi realizada pela Coordenadora do ESF, a Enfermeira Debora Magalhães que abordou as principais causas, consequências e tratamentos relacionados ao câncer de mama e do colo de útero, além de informações sobre onde realizar consultas gratuitas e buscar ajuda.

Debora explicou que nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. “O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde”. Explica Debora.

“Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!”. 

Debora disse que o autoexame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

“Toda pessoa tem de procurar se cuidar, ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer”. Destaca a Enfermeira Débora Magalhães.

Estiveram presentes no evento a Primeira-dama, Isabel Ribeiro, a Diretora da Atenção Básica do município, Dra. Alessandra Vasconcelos Netto, a Vereadora Luciana Alves, a Coordenadora da UBS Maria Antônia de Brito do Bairro, do Bairro Canto do Rio, Thaís Salles, e a Técnica de Enfermagem Adriana de Jesus.  

Atendimento do Posto de Saúde

Segunda-feira – Clinico (manhã e tarde) – Preventivo, Fisioterapia, e coleta de sangue

Terça-feira – Vacina da Gripe (Manhã e tarde), Clinico (manhã e tarde), Nutricionista, Dentista

Quarta-feira – Clinico (Manha Tarde), Pesagem Bolsa Família (manhã e tarde), Preventivo (manha), Pré Natal (Tarde)

Quinta-feira – Clinico (manhã e tarde), Coleta de sangue, Pré Natal (manhã e tarde).

Sexta-feira – Clinico (manhã), Fisioterapia (manhã e tarde), Vacina Covid-19 (manhã), Pediatra (tarde), Pesagem Bolsa Família (manhã e tarde).