O Prefeito Martinazzo preocupado com o alto índice de doenças provocadas por falta de atividades física trouxe para Seropédica o Projeto  “SEROPÉDICA EM FORMA NA ACADEMIA DA SAÚDE” que tem por objetivo reduzir os fatores predisponentes às doenças e agravos relacionados à falta de atividade física das pessoas envolvidas. A escolha pela população adulta do Município visa também à criação de um vínculo desta camada da população à Unidade de Saúde da Família, já que os locais de realização dessas atividades serão sempre próximos a essas Unidades, tendo por base atividades que venham de algum modo melhorar o quadro geral de saúde e a qualidade de vida da população. A Academia da Saúde esta sendo construída ao lado do CEMES no km 40.

“Não é novidade que de fato o sedentarismo, devido ao estilo de vida adotado mundialmente, é atualmente um dos principais fatores de riscos relacionados ao aumento circunstancial das doenças e agravos não transmissíveis e o combate a este e outros fatores é essencial para o novo conceito de saúde do ser humano”destaca o Secretário de Saúde e Defesa Civil Marcus Baroni.

Seropédica conta atualmente com 82.090 munícipes (IBGE, 2014) e um quadro de mortalidade geral de 462 óbitos em 2008 deste total de óbitos, 38,31% tem como causa doenças cardiovasculares e doenças de ordem metabólica ou endócrina, o que demonstra um nivelamento às características nacionais. Hoje, no Brasil o grupo constituído pelas doenças cardiovasculares, câncer e lesões externas responde por 55% dos óbitos, sendo responsável por metade do financiamento público hospitalar do país (BRISCOE, J. 1989 in DUNCAN, B. B. 1993).

Todo munícipe que participar do projeto passará por uma avaliação inicial com a equipe da ESF, que acompanhará mensalmente o desenvolvimento do paciente, e o profissional de educação física deverá ser informado desse resultado para avaliação e adequação das atividades físicas. E a cada três meses o usuário passará por uma avaliação com toda a equipe.

2

Faça o seu comentário