Os Centros de Atenção Psicossocial CAPS e CAPSi, reuniu nesta terça feira dia (10), usuários e familiares para assistirem uma palestra, abordando o tema , Setembro Amarelo. Administrada pela enfermeira Raíssa Lourenço. “Escolhe amar e veja o mundo mudar” …

A proposta do Setembro Amarelo é tratar a saúde mental como prioridade. A importância das equipes dos Centros de Atenção Psicossocial é estimular a empatia e o cuidado com a saúde mental de forma positiva para evitar o suicídio. De acordo com a OMS, é possível evitar suicídio.

É fundamental estarmos atentos a possíveis sinais de alerta. Entre esses sinais, estão o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais. Preocupação com a própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas.

Conversar com pessoas de confiança e procurar ajuda dos serviços de suporte, são iniciativas fundamentais de prevenção. Para a organização das Nações unidas (ONU) , as principais intervenções que demonstram sucesso: orientar a mídia sobre a cobertura responsável do tema ; implementar programas entre jovens para desenvolvimento de habilidades que lhes permitam lidar com o estresse da vida ; identificação precoce, gerenciamento e acompanhamento de pessoas em risco de suicídio.

Os estudos têm demonstrado que indivíduos que sofrem de esqusofrenia, transtorno esquizoafetivo ou transtorno afetivo bipolar possuem maior risco para suicídio. As equipes do CAPS e CAPSi são responsáveis pelo cuidado de pessoas que em grande proporção que sofrem de alguns desses transtorno. ” Você é necessário”. Procure nossa equipe. Rua Euclides Pereira n 6 Bairro Fazenda Caxias.

Faça o seu comentário