A Coordenação de Ações Prevenção e Combate às Endêmicas de Seropédica realizou nesta quinta-feira (2), no CAIC Paulo Dacorso Filho, curso de reciclagem com os agentes de saúde que realizam o LIRAa (levantamento de índice rápido do Aedes Aegypti) no município.

Os principais temas abordados foram: técnicas de visitas domiciliares, coletas de focos, confecção de boletins entomológico, índice predial e breteau! A capacitação foi ministrada pelo Coordenador Adilson Braga, Bióloga Auxiliadora, Biólogo Nei Lúcio e pelo Técnico Entomológico Fábio Dias.

A reciclagem tratou sobre aspectos fundamentais e operacionais para execução do LIRAa. Essa reciclagem deu início ao ciclo de capacitações do Plano de Formação Continuada dos Agentes de Endemias, o qual abordou diversos temas relacionados as atividades dos agentes e dentre outras atividades relacionadas à saúde.

O LIRAa, realizado periodicamente pelo município de Seropédica, fornece o Índice de Infestação Predial (IIP) e o Índice de Infestação em Depósitos (Índice de Breteau – IB) do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, isso o torna um importante instrumento de orientação, pois identifica as áreas prioritárias para medidas e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito, visando à redução dos índices de infestação municipais e, consequentemente, o controle da Dengue e da Febre de Chikungunya. Os agentes de saúde visitam residências e outros tipos de imóveis, para inspecionar e identificar os criadouros, e ao encontrar, coletar as larvas ou pupas para análise em laboratório.