Centenas de pessoas de Seropédica e de municípios vizinhos vieram neste sábado (14) prestigiar o 5º Veterinária Saúde Global realizado pela UFRRJ em parceria com a Prefeitura de Seropédica e de vários empresários e comerciantes do ramo de medicamentos e alimentos para animais.

Este ano o evento ultrapassou as expectativas de atendimento à população. A saúde Global é um canal aberto de diálogo entre os moradores do município e a comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que desde 2015 conta em média com mais de 2.000 pessoas e vem ampliando suas ações.

A Médica veterinária, Laís Machado Grebos e a Fiscal Sanitária, Aline da Silva Costa da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Seropédica, estiveram participando deste evento e disseram que foram vacinados, 965 cães e 194 gatos em um total de 1159 animais atendidos.

Houve distribuição de amostras de ração, orientação sobre tutoria responsável de animais de companhia, obesidade, intoxicação, benefícios da castração, detecção de câncer de mama em cadelas e gatas, informações sobre tumor venéreo transmissível (TVT), doenças cardíacas em cães, noções sobre o tráfico de animais selvagens e muito mais.

Para as crianças foram oferecidos jogos sobre comportamento e manejo de gatos e de cavalos, pintura facial de animais selvagens, microscópios para demonstração das células sanguíneas, exposição de aranhas, morcegos, pulgas, carrapatos e animais taxidermizados. Este segmento da Saúde Animal tem objetivo de ampliar o bem-estar e fortalecer as ações sanitárias dos animais da região, melhorando sua saúde, com impacto na saúde da população.

Houve também ações diretamente ligadas à saúde das pessoas e do coletivo. Neste bloco foram abordadas doenças transmissíveis entre homens e animais, como febre maculosa (transmitida por carrapatos), esporotricose (transmitidas por gatos) e raiva (transmitidas por qualquer mamífero infectado).

O Prefeito Anabal Barbosa de Souza, esteve presente no evento, e elogiou o trabalho realizado pela Veterinária da UFRRJ. “Cada dia mais a Universidade Rural tem realizado ações em parceria com a prefeitura que vem beneficiando os moradores de nossa cidade, só tenho de agradecer”. Enfatiza o Prefeito Anabal.

 

Faça o seu comentário