Prefeito Martinazzo assina convênios para licitação de novos itinerários

A Prefeitura de Seropédica tem realizado, desde setembro de 2015, reuniões com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e também com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Nova Iguaçu (TransÔnibus). O intuito dos encontros é dar prosseguimento a um processo de implantação de novas linhas de ônibus intermunicipais e entre bairros, e também continuarem os estudos necessários para a definição das linhas de ônibus, com seus itinerários e intervalos.

De acordo com o prefeito Martinazzo, principal incentivador da iniciativa, trata-se de uma reestruturação do Sistema de Transporte Público Coletivo Urbano de Seropédica, que visa promover um aumento de mobilidade para a população, e está sendo realizada através de acordos de Cooperação Técnica entre diversas instituições, incluindo a Câmara Municipal de Vereadores, o Concis (Conselho da Cidade de Seropédica) e a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (Aciaps).

Nesta semana, 22 técnicos da Fetranspor estão percorrendo diversas localidades de Seropédica, o motivo é avaliar, das 05h às 09h e das 16h às 20h (horários de maior circulação de pessoas) – a freqüência de passagem dos ônibus; registrar e quantificar o número de veículos que passam por cada local; e realizar entrevistas em pontos de ônibus com usuários do transporte público.

 Os estudos já realizados em Seropédica pela Fetranspor, em parceria com a Prefeitura, têm as seguintes metas: ampliar e melhorar a qualidade da mobilidade urbana no município; melhorar a rede de transporte público urbano; reduzir o tempo de viagem dos deslocamentos; minimizar congestionamentos através de ações nas vias e aumentar a produtividade do sistema de transporte público coletivo. Essas medidas visam garantir à população maior acesso aos meios de transporte, além de maior conforto e segurança nas viagens intermunicipais ou entre bairros”, destaca o prefeitoMartinazzo.

Inicialmente, nos planos da Prefeitura, os primeiros bairros a serem contemplados serão Jardim Maracanã, Santa Alice, Nazareth, Coletivo e Carretão, esses bairros contarão com uma linha que passará pela Rodovia Presidente Dutra, no intuito de facilitar o acesso dos moradores às empresas que estão se instalando nas proximidades. Também está sendo estudada a possibilidade de reativação de algumas linhas intermunicipais.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Fábio Cavalcante, as ações entre a Prefeitura de Seropédica, a Fetranspor e a TransÔnibus estão sendo realizadas em etapas definidas da seguinte maneira: Levantamento de informações e do plano de trabalho; definição da área de estudo e levantamento de dados; análise dos dados e elaboração do diagnóstico; proposição de intervenções; e por fim, consolidação dos trabalhos.

Já avançamos em relação aos bairros Jardim Maracanã, Boa Esperança, Fazenda Caxias e Dom Bosco. Nossa ideia é melhorar e ampliar o transporte público da cidade, suprindo as demandas da população no que se refere à locomoção entre bairros ou entre municípios”, disse Fábio Cavalcante.

DSC_0001 DSC_0005