Foi realizado nesta última quarta- feira (27/09) o 4° Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento no CRAB, (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro) e contou com a presença da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica.

A Rede de Agentes de Desenvolvimento do Sebrae foi criada para auxiliar nas políticas de implementação e continuidade da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios.

Atualmente o papel desses agentes inclui também a articulação de ações públicas na promoção do desenvolvimento local juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado. Com o objetivo de fortalecer essa rede e disseminar informações estratégicas.

Durante o evento, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), os participantes compartilharam suas experiências e boas práticas do planejamento em prol do desenvolvimento sustentável.

No evento estiveram cerca de 100 participantes, com representantes de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro para tratar de um ecossistema favorável ao empreendedorismo. Na programação desse ano incluiu temas como a desburocratização, microempreendedor individual e os desafios institucionais para a inclusão da agricultura nas compras públicas.

Cada painel teve um mediador, o Presidente da JUCERJA – Luiz Paranho Veloso, Secretário Especial da micro e pequena empresa – Fábio Silva, Geisa Rocha, Secretaria Geral do Fórum permanente de desenvolvimento da ALERJ, Agente de Desenvolvimento e Secretário de Fazenda do município de Cantagalo – Jorge Brás, Representante da Vigilância sanitária do estado do Rio de Janeiro – VISA/RJ, Representante do corpo de bombeiros do estado do Rio de Janeiro-CBMERJ, representante do instituto estadual do ambiente – INEA/RJ, entre outros.

O Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Alerj, participou do painel sobre gestão pública com propósito. Na ocasião, Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum, abordou o trabalho que desenvolvendo junto ao ecossistema de negócios sociais do estado. Fizeram parte também do painel Vitor Mihessen, diretor da Casa Fluminense, e Henrique Drumond, CEO da Insolar (negócio de impacto social).

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, foi representada pela Diretora Técnica de Projetos, Vanessa Pereira e o Gerente Administrativo e de Recursos Humanos William Vieira.  

Faça o seu comentário