Foi dado início nesta semana o ciclo de oficinas do projeto RECICLIDADE, no Núcleo da Melhor Idade do Bairro Canto do Rio. Este projeto visa oferecer aos idosos uma serie com dez oficinas com o intuito de reutilizar materiais como vidro, latas, papelão, embalagens tetras PAK, dentre outros. O Secretário de Ambiente e Agronegócios de Seropédica Ademar Quintela, tem se preocupado com a questão ambiental do município, por isso tem realizado vários cursos de reciclagem para adultos e crianças: “É preciso mostrar para os adultos e crianças, que a coleta seletiva, é o primeiro passo para melhorar o ambiente que vivemos. Estas atividades agregam valor a materiais que antes eram apenas descartados, reforçando o princípio da sustentabilidade” concluiu.

Durante as oficinas os idosos desenvolvem suas habilidades motoras, realizando atividades que exigem graus diferenciados de precisão, o que contribui para sua coordenação motora, além disso, essas atividades oferecem um momento de descontração. Essas oficinas são desenvolvidas pelas Técnicas da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios Marilene da Cruz e Fabiana Silva, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Empresa Brasileira de Agregados Minerais – EBAM, através do diretor Sr. Pedro. Os idosos participantes das oficinas receberão certificado em uma cerimônia de formatura, ao final do curso. A próxima unidade a receber o projeto será o Grupo União, no km 42.

O Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos Professor Bruno é um dos grandes incentivadores desse Projeto, onde tem o apoio da Coordenadora da Terceira Idade Lindaura Carvalho que disse: “A maioria dos idosos pensa que, ao chegar à terceira idade já cumpriu sua missão, sentindo-se perdido (a) e inútil, imaginando que não há mais nada para fazer. Ao mesmo tempo a diminuição da agilidade, dos movimentos e da clareza de raciocínio, pode levar a baixa autoestima. Estes fatores somados a doenças, perdas de amigos ou mesmo alteração no padrão de vida podem levar o idoso a depressão. E uma pessoa que trabalhou a vida toda tem dificuldade de lidar com essa nova realidade. Portanto é de suma importância um projeto sócio ambiental que visa utilizar o tempo ocioso do idoso nestes projetos” comemora.

O que é uma embalagem da Tetra Pak, ou Longa Vida?

Resposta: A embalagem da Tetra Pak é composta por várias camadas de materiais. Estas criam uma barreira que impede a entrada de luz, ar, água e micro-organismos e, ao mesmo tempo, não permitem que o aroma dos alimentos deixe a embalagem. A proteção contra luz é fundamental, pois evita a destruição de importantes vitaminas dos alimentos (Vitamina C e Vitamina B), principalmente no caso de leite e sucos. Já o oxigênio, presente no ar, poderia produzir nos alimentos uma reação de oxidação e causar uma redução das suas qualidades.

Essas embalagens são feitas de papel (cartão), plástico (polietileno de baixa densidade) e alumínio. Um dos objetivos das embalagens é proteger o seu conteúdo, e neste sentido, a Tetra Brik Aseptic ou embalagem Longa Vida é muito eficiente, pois mantém bactérias e outros micro-organismos longe de alimentos como leite, iogurtes e suco de frutas, preservando-os por muitos meses. Nenhum conservante artificial é adicionado, sendo, portanto, um alimento 100% natural.

234567891011121314

Faça o seu comentário