Foi realizado na manhã desta sexta-feira (2), lançamento do Projeto Piloto do Programa de Coleta Seletiva no Município de Seropédica, no Auditório da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

A Secretária de Meio Ambiente Flavia Constantino explicou que a coleta seletiva faz parte da promessa de campanha do Prefeito Professor Lucas: “Este projeto faz parte do Plano de Governo criado por nós antes das eleições, e estamos colocando em pratica hoje. Neste primeiro momento é um projeto piloto, e não vai atender todo município por enquanto. Este projeto vai atender primeiro as quatro bases mais densas demograficamente que são os bairros: Campo Lindo, Jardins, Fazenda Caxias e Boa Esperança. Vai ter um caminhão somente para recolher os recicláveis, este serviço será pago pelas empresas que fazem parceria com a prefeitura. O Caminhão vai rodar inicialmente duas vezes por semana nestes bairros, as rotas serão divulgadas em breve. Os produtos recolhidos serão direcionados a Cooperativa de Recicláveis de nossa cidade. As coletas serão domiciliares, e só poderá ter nos sacos materiais recicláveis, principalmente de papel, papelão, garrafas pets, latas, plásticos, copos e metal. Logo no inicio agentes da Secretaria de Meio Ambiente, estarão visitando as casas destes bairros explicando como vai funcionar a coleta seletiva” Destaca Flavia.

A Vereadora Luciana Alves parabenizou a iniciativa do governo, em pôr em pratica um projeto que vai ajudar muito o município, gerando renda para cooperativa de catadores de recicláveis, mantendo a cidade mais limpa e o meio ambiente saudável.

O Prefeito Professor Lucas agradeceu a Deus pela oportunidade, e falou que toda sexta-feira entrega algum resultado para população, seja obra, seja saúde, meio ambiente. “Toda semana o governo tem se empenhado em trazer boas novas para população. Quando falo da Secretaria de meio Ambiente liderado por Flavia fico tranquilo porque sei que a secretaria está em boas mãos. Este Projeto da Coleta Seletiva foi uma proposta de nossa campanha, e hoje estou feliz em poder tirar do papel e colocar em pratica este Plano Piloto. Estamos fazendo nossa parte e agora precisamos do apoio da população para que este projeto de certo. Paralelamente ao projeto estaremos fazendo a conscientização dos moradores, e explicar as pessoas a importância de separarmos o que é lixo do que é reciclável”. Comemora Prefeito Lucas.    

Participaram do evento o Prefeito Professor Lucas, a Secretária de Meio Ambiente e Agronegócios, Flavia Constantino, a Vereadora Luciana Alves, o Secretario de Serviços Públicos Patrick Figueira, e o Secretário de Educação Marciel Falcão Pequeno.

A sustentabilidade tem como pilar 3 elementos: meio ambiente, impacto social e economia. Por isso, entende-se que para uma sociedade ou sistema ser sustentável deve-se incentivar a conservação do meio ambiente, o bem-estar social e o ganho econômico de modo que não coloque em risco os 2 primeiros elementos. 

Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos. Reutilizar a água de lavagem de roupas para lavar o quintal; fechar as torneiras quando elas não estiverem sendo usadas; apagar as luzes quando não está utilizando são ações sustentáveis que qualquer pessoa pode fazer.

Pensem Bem

A natureza leva 2 a 6 semanas a decompor um jornal, 1 a 4 semanas as embalagens de papel, 3 meses as cascas de frutas, 3 meses os guardanapos de papel, 2 anos as bitucas de cigarros, 2 anos os fósforos, 5 anos as pastilhas elásticas, 30 a 40 anos o nylon, 200 a 450 anos os sacos e copos de plástico, 100 a 500 anos as pilhas, 100 a 500 anos as latas de alumínio e um milhão de anos o vidro.

Cooperem com a Coleta Seletiva, vamos fazer de Seropédica uma cidade voltada ao meio Ambiente  

Camisa do Projeto Piloto de Coleta Seletiva