Foi realizado nesta quarta-feira (30), encerramento das Ações do Outubro Rosa, pela Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Os trabalhos foram coordenados pela Diretora de Proteção Social, Marta Alves.

O evento teve início com apresentação do Coral da Melhor Idade no Coreto da Praça principal da Rua Rita Batista No km 40, sob a regência do incansável Maestro João Marcelo. Logo a seguir houve uma palestra da Enfermeira Andriger Baier, demonstrando como realizar o autoexame da mama. O professor de educação física Vinícius ensinou alguns exercícios e falou da importância da atividade física para a prevenção e cuidado com a saúde.

A Idosa Mirinha do Núcleo da Terceira Idade do Km 49, realizou um depoimento sobre o tratamento que fez após descobrir que tinha câncer de mama. Mirinha relatou a importância do autoexame, para detectar a tempo nódulos nos seios. “Se eu não tivesse visto a tempo o tumor, teria morrido, retirei uma mama e depois tive de fazer radioterapia, graças a Deus e ao tratamento, recebi alta medica”. Destaca

O coordenador da Melhor Idade, Romulo Honório, agradeceu a presença dos membros dos Núcleos, e enfatizou que a prevenção é o melhor remédio para todas as doenças.

A Diretora Marta Alves lembrou que o fechamento é só da campanha, porque a prevenção e o cuidado, têm de ser o ano todo. “Quero parabenizar a todos os profissionais envolvidos pelo excelente trabalho junto a população feminina. Sabemos do sofrimento causado pelo câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce para o tratamento. Quero agradecer também ao prefeito Anabal, que tem nos ajudado muito, agradeço a presença dos Vereadores Bruno do Depósito e Professor Ivan. Agradecemos também o apoio do Secretário de Assistência Social, Antônio Carlos de Freitas, a Subsecretária de Assistência, Karla Gama, que estão conosco em todos os momentos”.  Enaltece Marta.

Logo após o encerramento do ato, foi realizado uma panfletagem na Estrada Rio São Paulo (BR 465), com orientações da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, através da mamografia, exames clínicos e autoexame das mamas.

O Vereador Bruno do Depósito disse que seu Gabinete está à disposição da população: “Sempre estaremos atentos às manifestações e campanhas desenvolvidas pelo Executivo porque saúde é coisa muito séria e necessita de cuidados”.

O evento teve apoio da Secretaria de Comunicação Turismo e Eventos e a Secretaria de Saúde e Defesa Civil

Como realizar a Mamografia

  • Procurar o ESF (Estratégia de Saúde da Família) mais próximo de sua residência
  • Solicitar ao Clinico pedido de mamografia
  • Já com o pedido nas mãos se encaminhe a Secretaria de Saúde no Prédio da Secretaria de Educação próximo a primeira passarela no Centro de Seropédica. Para realização do exame leva em média 40 dias
  • Com prazo curto estará com o exame nas mãos
  • Leve na sua próxima consulta ginecológica para o médico possa avaliar
  • Não deixe de cumprir esta etapa

Prevenção

  • Faça sempre seu autoexame
  • Vá ao médico regularmente
  • Pratique atividades físicas
  • Se alimente de forma saudável
  • Não fume
  • Não ingira bebidas alcoólicas

 

 

 

 

 

Faça o seu comentário