Foi dado início nesta quinta-feira (2/10) na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos a primeira etapa do Projeto “Reciclando Idéias”, fruto de uma parceria entre a Assistência Social e Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios – SEMAMA, especificamente entre as Coordenações de Políticas Públicas e Gestão Ambiental (SEMAMA). São responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto a Bióloga e também Assistente Social Ana Helena (Ação Social) e Fabiana Silva, Bióloga (SEMAMA). Este Projeto faz parte de um programa maior da Secretaria de Assistência Social chamado “Ser Livre é Melhor”, que dentre várias políticas públicas tem um foco na saúde através da libertação das drogas.

O Projeto Socioambiental Reciclando Idéias é desenvolvido com os recicladores da Cooperativa COOTRASER, visando atender as demandas dos cooperados em vários aspectos, dentre eles: função do Conselho Tutelar, Serviços Sociais e Serviços de Saúde, esclarecendo dúvidas de como acessar os serviços sociais de direito, marcação de exames, acompanhamentos médicos etc. Além de cuidar desses assuntos o projeto contará com um dia para cuidados com o corpo e autoestima “Dia da Beleza” que acontecerá na culminância desta primeira fase no dia 23 de outubro.

Em encontros futuros o projeto visa ainda oferecer oficinas de reaproveitamento de materiais que possam aumentar a renda mensal dos cooperados, através da venda de utensílios produzidos com os recicláveis.

“Entendemos que o homem como ser social e agente modificador do meio não pode ser negligenciado nas ações ambientais e sim inserido neste contexto com todas as suas demandas, as quais precisam ser trabalhadas para uma convivência harmoniosa e prazerosa e, que o meio ambiente é tudo que nos cerca, nosso local de trabalho, nosso bairro, nossa casa, as interações com esses diversos ambientes e pessoas e cuidar das nossas ansiedades, problemas e elevar a autoestima contribui para a formação de um ambiente agradável” Disse o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos Antonio Adolfo Garbocci Bruno.

“Precisamos trabalhar os conceitos socioambientais e desmistificar a ideia errônea de meio ambiente associada apenas a elementos faunísticos, florísticos e demais componentes que remetem apenas à natureza. O meio ambiente é composto também por pessoas que precisam ser vistas, notadas em sua importância simplesmente por existir. Os recicladores muitas vezes não são vistos na nossa sociedade e acabam desempenhando um papel tão importante na diminuição de resíduos que colocam o Brasil como um dos líderes mundiais no que se refere a reciclagem. Como cidadãos é nosso dever apoiar esse trabalho tão digno e que tanto contribui ao bem-estar ambiental. Este Projeto é apenas uma pequena contrapartida do poder público perto do que esses cooperados representam ao nosso município, para que eles exerçam plenamente sua cidadania e assumam o que lhes é de direito”. Destaca o Secretário de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintela.

12234789

 

Cronograma das Ações:

02/10 Tema: Conselho Tutelar

09/10 Tema: Serviço Social

16/10 Tema: Serviços de Saúde

Faça o seu comentário