Fatos surpreendentes sobre os primatas
7 de março de 2019

Milhões de anos se passaram desde que nossos ancestrais vagavam neste solo, e nós temos aprendido bastante sobre eles inclusive com descobertas arqueológicas e antropológicas das quais conseguimos traçar muitas conclusões científicas. Sabemos que temos menos pelos, andar mais ereto e desenvolvemos melhores estruturas faciais que nossos ancestrais Neandertais, Homo erectus e Homo sapiens – mas quais outros fatores afetaram a nossa evolução e adaptação? Aqui estão algumas surpreendentes percepções da vida dos primeiros humanos.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Os Primeiros Humanos Deixaram A África Há Mais De 1 Milhão De Anos

Homo sapiens, ancestrais do homem moderno, se originou na África. A teoria “Out of Africa” (saídos da África) sugere que nossos ancestrais deixaram o continente e migraram para a Europa e Ásia. Fazendo isto, eles começaram a substituir exemplos anteriores de espécies humanas – o Homo Erectus.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

 

Essa migração aconteceu há aproximadamente 80,000 anos. O que é interessante notar é que o Homo erectus (homem ereto) na verdade seguiu exatamente a mesma rota (da África para Eurásia) – mais de 1 milhão de anos atrás. Parece que os Homo sapiens não eram os primeiros a chegarem nesta área.

Homo Sapiens Apenas Tiveram Uma Cultura Por Menos De 50.000 Anos

Muitos antropologistas agora acreditam que os primeiros humanos provavelmente não desenvolveram uma cultura até por volta desta época. Quando consideramos que a Teoria da Eva Mitocondrial sugere que somos todos descendentes de uma mulher do leste africano que viveu por volta de 200-150,000 anos atrás, é chocante!

Fatos surpreendentes sobre os primatas

 

Homo sapiens evoluíram há mais de 150,000, por volta da era da “eva mitocondrial” o mais recente ancestral materno do povo atualmente na Terra. Isto significa que nossa espécie vagou pelo planeta por um longo período antes de desenvolvermos a arte, a linguagem rudimentar por símbolos, ornamentos e ferramentas de ossos. Humanos pré-culturais tinham sofisticadas ferramentas e fogo, mas antropologistas acreditam que eles somente inventaram a linguagem após a explosão cultural.

Primeiros Humanos Tinham Pobre Diversidade Genética

A raça humana está entre as espécies menos diversas geneticamente falando, principalmente porque nós provavelmente descendemos de um pequeno grupo de primeiros homens que viveu no leste Africano.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

 

Geneticistas populacionais descrevem a diversidade genética com um método chamado “tamanho efetivo populacional”. Basicamente, tamanho efetivo populacional é saber de quantas pessoas você precisaria para reproduzir a diversidade genética de nossa população geral. Para humanos, este número é bem baixo e gira em torno de 15,000 indivíduos. Isto é uma loucura quando consideramos que o tamanho populacional atual é de 7 bilhões. Se comparado com ratos, algumas espécies deles têm um tamanho efetivo populacional de 733,000!

A População Humana Teve Uma Queda De 80,000 Anos Atrás

Por volta de 80,000 anos atrás houve uma drástica redução no tamanho da população humana. Arqueólogos ainda não têm 100% de certeza sobre o que causou este declínio, mas com certeza foi algo nada bonito.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Alguns dizem que pode ter havido uma grande erupção vulcânica que encheu o ar com milhões de partículas de cinzas, bloqueando a emissão de calor do sol por muitos anos e por isso criou temperaturas congelantes que afetaram severamente a vida e o crescimento populacional na Terra naquele período.

Nossos Ancestrais Eram Mais Desenvolvidos Do Que Você Esperava

Durante esse tempo nossos ancestrais eram primatas de cérebros pequenos que muitos acreditam sobreviverem do que conseguiam encontrar: comida que a terra produziu ou a carne que vinha de animais já mortos por causas naturais ou foram deixados para trás por outros predadores maiores.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Mas a descoberta da caça e ferramentas para comer sugestiona que nossos ancestrais talvez tivessem sido mais intelectualmente desenvolvidos do que originalmente pensado.

Fogo

Como sabemos, existem poucas coisas que nos separam dos nossos animais homólogos – isso inclui andar com as duas pernas, criar e usar ferramentas de pedras, e ser hábil a manipular o elemento natural fogo.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

A evidência de uso do fogo como uma ferramenta veio da descoberta de arqueólogos das ferramentas de sílex da Era das Pedras, as quais eram usadas tanto para criar fogo como para raspar e cortar carne.

Nós Podemos Ter Genes Neandertais

Neandertais são os nossos parentes extintos mais próximos. Os nossos bem-conhecidos, mas muitas vezes incompreendidos ancestrais, viveram na Europa e Ásia já há 200,000 anos até mais ou menos 30,000 anos atrás. Enquanto a aparência dos Neandertais era levemente parecida com a nossa, sendo que eles eram menores e atarracados com mandíbulas angulosas, com testas proeminentes e narizes largos.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Estas qualidades eram importantes para a sobrevivência no clima frio europeu e para a caça de grandes animais como forma de comida. Entretanto, ás vezes tidos como bárbaros, cientistas descobriram que os neandertais na verdade usavam ferramentas, enterravam seus mortos e tinham controle sobre o fogo.

Homo Sapiens Sempre Evoluem

Evolução humana é um processo estendido de mudança que sugere que humanos se originaram de seus ancestrais parecidos com macacos. Evidência científica mostra que traços físicos e comportamentais compartilhados por todas as pessoas têm como raiz esses ancestrais e evoluíram por um longo período.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Nossa espécie, como sugerido por muitos, irá continuar a evoluir em resposta as nossas condições de vida – diferentes comidas, geografia e mudanças do meio-ambiente, o advento da tecnologia moderna, e claro, a mistura de nossas diferentes raças.

Os Diferentes Tipos De Comida Possibilitaram A Nossa Evolução

Um dos primeiros fatores da evolução é a comida consumida. No passado, após viajar longas distâncias e se adaptar a novos lugares, a dieta dos nossos ancestrais mudou de acordo com a comida disponível a eles. Sua dieta inicialmente consistia em nozes, sementes, peixes, insetos e pequenos animais – fornecendo a fundação que ajudou na evolução de nosso cérebro, e desenvolveu a nossa inteligência. Isto resultou que os primeiros humanos passaram a desenvolver ferramentas e a usar o fogo, os quais ajudaram o trem da evolução continuar a todo vapor.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Um novo estudo publicado na revista científica PNAS em 2018, afirma que essa diversidade na dieta do homo sapiens é o que nos permitiu evoluir além dos neandertais que consumiam basicamente carne. Quando a Era do gelo fez com que hordas de animais fugissem, os neandertais passaram fome enquanto os homo sapiens podiam se nutrir de outras fontes. A dieta foi aperfeiçoada durante os anos e nos últimos milhares de anos essa dieta é conhecida como a dieta do mediterrâneo.

Nossos Punhos Evoluíram Frequentemente Para Dar Socos

Considerando que nossas faces evoluíram com o objetivo de receber socos na cara – assim há sentido que a parte do nosso corpo usada para entregar o soco também evoluísse. A noção que a evolução moldou nossas mãos, não para habilidades, mas sim para formar punhos, emergiu recentemente do estudo das mudanças anatômicas nos humanos. O estudo sugere que por volta do mesmo tempo que começamos a andar eretos, nossas mãos se tonaram curtas e quadradas com dedões opostos. ​​​​​​​

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Esta mudança sempre foi reconhecida como um meio para manipulação de ferramentas, mas estudos recentes sugerem que a habilidade de formar punhos era na verdade um passo evolucionário para ajudar a dar um soco durante uma briga.

A Face Humana Evoluiu Para Receber Socos

Apesar de milhões de anos atrás, as batalhas e lutas de socos eram bastante comuns, e pesquisa sugere que as batalhas entre humanos em geral eram bastante brutais.​​​​​​​

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Assim, faz sentido que nossas faces tenham evoluído para que pudessem receber socos na cara.

Roupas

Enquanto datas exatas são difíceis de se obter, estudos descobriram quando os nossos ancestrais humanos começaram a usar peles de animais para manter o calor. A necessidade deve ter surgido algum tempo após a perda de grande porção de pelos do corpo.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Cientistas estimam que os humanos começaram a usar “roupas” por volta de 1 milhão de anos atrás. Este espaço de tempo foi decidido pelo exame de fatores como o estudo genético da coloração da pele dos nosso ancestrais por volta deste período.

Habilidades Linguísticas

Existem alguns cientistas que acreditam que traços de comunicação e o uso de línguas surgiram de um dialeto comum falado pelos nossos ancestrais quando eles ainda estavam na África. Essa língua talvez tenha sido feita de sons e grunhidos em oposição a palavras formais, mas era certamente usada como meio de instrução e expressão.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Com mais de 5000 mil diferentes línguas faladas no mundo hoje, esse conceito é altamente provável. Linguistas e antropologistas sugerem que a língua humana provavelmente começou a se desenvolver em torno de 100,000 anos atrás.

Antropologistas Retificam Data Em Que Os Primeiros Homens Começaram A Caçar Por Carne Para 2 Milhões De Anos Atrás

Evidências de um antigo açougue em um sítio arqueológico na Tanzânia mostra que os primeiros homens eram capazes de emboscar manadas de animais até aproximadamente 1.6 mihões de anos antes do que anteriormente pensado.​​​​​​​

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Humanos primitivos usavam técnicas complexas de emboscada e matavam antílopes, gazelas, gnus e outros animais de grande porte há pelo menos 2 milhões de anos.

Nos Erámos “Hobbits” (Quase)

Uma espécie humana parecida com hobbits viveu há aproximadamente 18,000 anos, de acordo com pesquisadores australianos e indonésios. ​​​​​​​

Fatos surpreendentes sobre os primatas

A espécie viveu entre elefantes pigmeus, lagartos com 3 metros, e não eram mais altos que a média de uma criança de três anos.

Nossos Cérebros Estão Encolhendo

Embora estejam ficando mais inteligentes, nossos cérebros estão ficando mais compactos, explica o pesquisador da Universidade de Wisconsin, John Hawkes, a redução no tamanho provavelmente se correlaciona com nosso decréscimo no tamanho físico. ​​​​​​​

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Menos massa significa menor quantidade de cérebro para comandar isso.

De Quarto Pernas Para Duas

Fatos surpreendentes sobre os primatas

O porquê de os humanos terem se tornado bípedes ainda é um mistério – alguns dizem que isto permitiu espaço para o nosso peito respirar enquanto nós corremos – mas a mudança de quatro para duas pernas marcou a primeira quebra do hominídeo com nossos ancestrais macacos.

Canhotos Competem, Destros Cooperam

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Pessoas destras ultrapassam numericamente os canhotos em 9 por 1. Mas em esportes competitivos, os canhotos são bem melhores representados, levando muitos teóricos a concluir que as primeiras culturas desenvolveram o trabalho manual como forma de cooperação.

Ferramentas De Pedra

A criação e uso de ferramentas de pedra pelos nossos ancestrais é estimada a ter ocorrido há 2.6 milhões de anos. Em Dikika, Etiópia, todavia, pesquisadores encontraram fósseis de animais com possíveis marcas feitas por ferramentas de açougue de pelo menos 3.4 milhões de anos atrás.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Esta descoberta poderia mostrar que os primeiros humanos usavam pedras naturalmente afiadas nos ossos de animais de tamanho correspondente a antílopes como meio de matar e cortar sua comida.

Alienígenas Entre Nós

Gênios com cérebros longos podem ter andado pela Terra antes de nós. Em 1913, cientistas revelaram fragmentos de crânios com aparência estranha que mais tarde determinou-se que deviam pertencer à parte traseira de rostos infantis.​​​​​​​

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Esta combinação naturalmente levou a conversas sobre alienígenas, mas mantenha em mente: Nós sobrevivemos, e eles não. Então, o quão inteligentes eles eram?

Os Primeiros Humanos Tinham Uma Diversidade Genética Extremamente Baixa

Apesar de se ter descoberto uma variedade de espécies humanas, as descobertas não diferem tanto em termos de composição genética. O raciocínio científico se sustenta no fato de que nós (e todos os nossos ancestrais) viemos de um mesmo local no leste da África, de onde se assume que todos os ancestrais primatas viveram.

 

Fatos surpreendentes sobre os primatas

De maneira a determinar a diversidade genética, cientistas precisam saber o tamanho efetivo populacional de um grupo específico. Este tamanho ajuda a entender quantos organismos se é preciso para criar a diversidade genética de toda uma população. Para a nossa espécie, este número é 15,000 indivíduos para se recriar uma sociedade de mais de 7 bilhões de pessoas.

Humanos Navegaram O Oceano Indico Em Barcos Há 50,000 Anos

Parece que viagem e navegação eram bastante comuns para nossos ancestrais, mas essa descoberta foi uma façanha memorável.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Não existem evidência que o Homo sapiens viajou para a Austrália 50,000 anos atrás e se eles faziam isto era sem o uso de mapas, gps – ou qualquer experiência em viagens marítimas até onde se sabe!

Os Tamanhos Dos Nossos Dentes Diminuíram Enquanto Os Do Nosso Cérebro Cresceu

A mudança mais notável em nossa evolução e adaptação foi o crescimento do tamanho do cérebro humano com o decréscimo simultâneo do tamanho dos nossos dentes. Esse traço evolucional veio como uma surpresa para os cientistas que notaram a tendência oposta a outros animais dos quais o cérebro e dentes cresceram conjuntamente entre eles.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Uma especulação em decorrência à diminuição do tamanho do dente pode ser que os humanos começaram a cozinhar a comida com fogo o que tornou a mastigação e digestão mais fáceis, assim dentes grandes deixaram de ser necessários para a obtenção de nutrientes adicionais para o crescimento cerebral.

A Longevidade Humana Pode Ser Causada Por Um Metabolismo Lento

No mundo que vivemos hoje com uma obsessão em dietas e saúde, somos frequentemente levados a crer que o melhor é comer várias pequenas porções durante o dia de forma a aumentar a velocidade do metabolismo para perder peso. A verdade científica, porém, é que o metabolismo lento é a bem da verdade a chave para que nós possamos viver mais que outros animais.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Quanto mais rápido seu metabolismo, mais energia você precisa. Quanto mais energia você usa, mais rápido seu corpo irá se desgastar. Se compararmos a taxa de velocidade do metabolismo humano com a de outros mamíferos, nós encontraremos que nossa taxa metabólica é substancialmente menor, ás vezes mais que 50%.

Uma Important Proteína Evolucionária 

DUF 1220 é uma proteína que talvez seja essencial no desenvolvimento e na evolução do cérebro humano. Esta noção vem do entendimento de que os seres humanos têm em excesso 270 cópias

Fatos surpreendentes sobre os primatas

 

de DUF em seus cérebros, enquanto nossos primos primatas, como os chimpanzés e gorilas têm um pouco menos cópias dessa proteína em seus cérebros. Com pesquisas mais avançadas não temos nenhuma dúvida que os cientistas irão ligar a inteligência humana a esta mesma proteína, explicando a disparidade entre nós e outros animais.

Nossa Habilidade De “Lançar” Evoluiu Desde Nossos Extintos Ancestrais

Pesquisa mostra que o ombro humano simula um estilingue ao guardar e liberar energia durante um lançamento. O torso, o ombro,

Fatos surpreendentes sobre os primatas

e o braço humano evoluíram especialmente para nos ajudar a armazenar energia e permitir nossos ancestrais a caçar, a alimentar e a defender a eles mesmos de predadores perigosos.

Crescimento Populacional

Levou-se 100,000 anos para que a população mundial alcançasse 1 bilhão. Isto pode parecer muito, mas quando olhamos para outros fatos nós iremos ver que levou somente

Fatos surpreendentes sobre os primatas

133 anos para aquele número dobrar para 2 bilhões e 44 anos para alcançar os 4 bilhões. Uns dos fatores primários para esta evolução é a constante mudança de panorama da nossa casa, a Terra.

Por Quê Temos Arrepios?

Enquanto tenta-se determinar nossas adaptações e evolução dos nossos ancestrais parecidos com macacos, pessoas têm descoberto muitos traços humanos, incluindo órgãos e comportamentos, perderam muitos de seus usos originais em razão das evoluções. Isto inclui órgãos como o apêndice, os sisos, o osso da cauda, como também reflexos comportamentais, como a formação de arrepios embaixo da pele.

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Enquanto a razão exata da existência de arrepios debaixo de nossa pele ainda não tenha uma explicação certa, pesquisadores e cientistas têm sugerido que a possível função poderia ser para elevar os pelos do corpo, fazendo com que nossos ancestrais parecessem maiores e assim, assustar para longe seus predadores. O arrepio dos pelos também pode ter sido usado para se criar uma camada armazenando ar, mantendo assim o calor do animal.

Por Quê Os Humanos Se Tornaram Bípedes?

Andar com as duas pernas é o que nos diferenciou dos outros macacos, mas ainda não existem uma quantidade expressiva que respondem o porquê do acontecimento deste desenvolvimento. O bipedismo – um nome chique para

Fatos surpreendentes sobre os primatas

“andar sobre duas pernas”, em conjunto com um cérebro levemente maior – sugerindo melhor inteligência – são traços únicos de nossos ancestrais neandertais e homo erectus. Uma das sugestões da razão de termos começado a andar com os dois pés, é que isso nos permitia ter espaço para respirar enquanto corríamos.

Arrepios São Uma Nova Característica

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Nós costumávamos ter pelos grossos, que ficavam em nossa cabeça de forma parecida com que os pelos de nossos pescoços ficam hoje. Com a diferença que nós perdemos os pelos grossos com o tempo. Mas a resposta fisiológica deles continuou.

Alguns Pés São Mais Evoluídos Do Que Outros

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Por volta de 9% de pessoas não possuem um músculo em seus pés que permite com que agarrem objetos com os pés como nossos ancestrais primitivos. (Mas você também pode se abaixar, de qualquer forma, não é mesmo?)

Uma Explosão Populacional Está Aí

Levou-se 100,000 anos para a população alcançar 1 bilhão de pessoas. E levou somente 133 anos para que se alcançasse o segundo bilhão, e 44 anos após isto este número dobrou novamente. ​​​​​​​

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Ecologistas previram que a população mundial chegará a 8 bilhões de pessoas até 2025.

O Teste De Paternidade Original

Olhos azuis não ficam bem somente em Frank Sinatra; Cientistas acreditam que eles tiveram papel vital quando se testava a paternidade de bebês. ​​​​​​​

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Duas pessoas com olhos azuis não podem gerar um bebê de olhos castanhos.

Nós Devíamos Estar Em Perigo

Fatos surpreendentes sobre os primatas

Uma doença misteriosa (provavelmente tuberculose) é tida como a causa do perecimento de quase 2,000 dos nossos primeiros ancestrais por volta de 70,000 AC – nos colocando lado-a-lado com pandas gigantes e rinocerontes na lista de espécies em perigo de extinção.
Fonte: Bobs Hide Out