O Prefeito Professor Lucas, através da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim está modernizando e ampliando o Cemitério Municipal de Seropédica.

Estão sendo Construídas 416 gavetas Mortuárias e 1176 Ossuários. As gavetas receberão filtros de Carvão ativado e coletores de necrochorume, que são provenientes dos corpos. Com está modernização vai eliminar saída de gases e com isso acabar com o mal cheiro. As Gavetas estão sendo construídas bem acima do nível da rua. “Além disso, é possível destacar algumas vantagens do cemitério vertical, sendo a sustentabilidade a mais significativa delas, já que nos cemitérios comuns existe o risco de contaminação do solo”.

Uma breve explicação sobre os Ossuários:

Além da opção dos jazigos ou lóculos perpétuos, existem aqueles cuja concessão de uso é temporária. Nesse caso, após um período previamente determinado, os restos mortais são exumados, o que é necessário para abrir espaço para novos sepultamentos. Em jazigos familiares perpétuos, quando o número de pessoas sepultadas já chegou ao limite e é preciso liberar espaço, também ocorrem exumações.

Mas, então, o que se faz com os ossos que foram exumados? Algumas famílias decidem pela cremação e pelo armazenamento das cinzas em uma urna cinerária. Outras famílias preferem preservar os ossos, e é aí que entra o propósito e a importância dos ossuários.

A importância da Assistência Social nestes momentos de falecimento de um ente querido:

A assistência social tem o papel fundamental de dar suporte às pessoas vulneráveis, por meio da orientação, acolhimento e proteção, visando a garantia de direitos da população e o acesso às políticas sociais. A Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Vandrea Furquim, não tem medido esforços para ajudar essas pessoas quando mais precisam. “É difícil receber um familiar de uma pessoa falecida do município, e não ter local para fazer seu sepultamento, sendo obrigadas a enterrarem em outros municípios. Por isso a urgência em modernizar e ampliar o Cemitério Municipal”.  

O Prefeito Lucas falou que a ampliação já era necessária a muitos anos, o cemitério não comporta mais espaço para ser enterrado nossos entes queridos, sendo levados para municípios vizinhos. “É uma importante obra, pois é o lugar onde temos nossos entes queridos sepultados, além da necessidade de ampliar a área para os próximos anos, e a necessidade de oferecer conforto às famílias que no dia a dia vão visitar o local”.

Combate a Endemias: 

Na manhã desta terça-feira (21), o Coordenador de Endemias do Município de Seropédica, Edvaldo Alves Nunes, esteve no Cemitério Municipal de Santa Sofia, com o Alex Fontes do Gabinete da Assistência Social para marcar para próxima terça-feira dia 25/01 o combate a vetores em toda extensão do Cemitério.

Edvaldo explicou que nesse período de chuva há maior incidência de vetores, como também outros espécimes. “Na terça-feira estaremos fazendo um trabalho de controle de vetores no Cemitério e fazendo uma visita em locais onde possa haver focos de mosquito, fazendo trabalho com a bomba e inseticida em volta de todo cemitério, o cemitério será dedetizado em toda sua divisória eliminando possíveis criadouros”.