A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Seropédica está capacitando os funcionários das unidades de saúde sobre o funcionamento do Niam (Núcleo integrado de atendimento à mulher).

Mesmo o Niam existindo desde 2008, muitas pessoas ainda não o conhecem; “com essa capacitação, conseguimos explicar o quanto é importante o Niam para mulheres vítimas de agressão e como elas podem ser ajudadas. O acompanhamento psicossocial do NIAM visa a superação da violência, quanto as suas repercussões psicológicas, sociais e familiares. O fenômeno da violência é muito complexo, vai desde as relações abusivas, que são mais difíceis de serem percebidas, até a violência física. Para muitas romperem esse ciclo e superar as questões emocionais e retomar suas vidas são necessárias algumas intervenções, como a denúncia dos casos”. Disse a Secretária de Assistência Social Vandrea Furquim.

Os profissionais de saúde têm uma grande proximidade com a população e principalmente com as mulheres, esse conhecimento está ajudando a informar a população como agir em casos de violência doméstica, você pode ajudar a salvar a vida de uma mulher denuncie, dique 180.