A Jornada Fluminense de Botânica é promovida pela Sociedade Botânica do Brasil – Diretoria Rio de Janeiro. É a reunião anual dos botânicos do estado do Rio de Janeiro e realizada anualmente por uma instituição ligada ao ensino e/ou pesquisa em Biologia Vegetal no estado. O evento, nesse ano, será realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), município de Seropédica, e tem como tema “A Flora fluminense ameaçada: conhecer, restaurar e conservar”.

2

SAIBA MAIS SOBRE A JORNADA

A Jornada de Botânica, através de suas mesas redondas, palestras, exposições de trabalhos, minicursos e excursões científicas é o mais importante fórum de debates sobre a Flora Fluminense. Conta com a participação e a contribuição do que há de mais expressivo na ciência botânica no estado do Rio de Janeiro e tem como missão divulgar os avanços obtidos na botânica e apontar, recomendar e sugerir ações e mecanismos para a área ambiental fluminense, colocando a disposição da comunidade científica, de órgãos públicos e de pessoas interessadas informações voltadas para a conservação da natureza e dos recursos naturais. Em 2013, concluindo um esforço que foi coordenado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e que reuniu pesquisadores de todo o país, foi publicado o “Livro vermelho da flora do Brasil”, que traça um diagnóstico bastante amplo sobre o risco de extinção das espécies da flora do país. A partir dessas informações, a XXXIII Jornada Fluminense de Botânica traz esse assunto para o centro dos debates, propondo uma discussão sobre como a obtenção do conhecimento pode favorecer a elaboração e implantação de ações e estratégias para restaurar e conservar a flora e a biodiversidade no estado do Rio de Janeiro. O evento também será cenário para a comemoração do 20º aniversário do Departamento de Botânica, do Instituto de Biologia, que muito tem contribuído com o Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Federal Rural do Rio Janeiro (UFRRJ). A Jornada também homenageará o pesquisador Haroldo Cavalcante de Lima (JBRJ), em reconhecimento ao exemplo de vida e ao trabalho prestado todos esses anos a botânica do Rio de Janeiro. O Dr. Haroldo é especialista em uma família de plantas: LEGUMINOSAE (FABACEAE), e por este motivo a Comissão Organizadora da Jornada escolheu uma espécie do grupo e que é um dos alvos de suas pesquisas como Planta Símbolo do Evento: Caesalpinia echinata Lam. uma planta da família que se encontra ameaçada de extinção. A SBB – Diretoria Rio de Janeiro, a UFRRJ, a Embrapa Agrobiologia e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), como instituições organizadoras, estão empenhadas em oferecer uma infraestrutura de qualidade aos participantes durante a realização do evento. Boa Jornada para todos!!

Mais informações: http://sjose38.wix.com/33jornada

Palestras

28/08/2014 – Quinta-feira

Palestra 1

“Espécies Ameaçadas da Flora Brasileira”

Dr. Gustavo Martinelli (JBRJ)

Local: Auditório Gustavo Dutra / Prédio Principal da UFRRJ (P1)

11:00 às 12:00 h

29/08/2014 – Sexta-feira

Palestra 2

“História Natural e presença humana no período pré-colonial no Arquipélago das Cagarras, Rio de Janeiro”

Dr. Rogério Ribeiro de Oliveira (PUC-RIO)

Local: Embrapa Agrobiologia – Auditório Johanna Döbereiner

9:00 às 10:00 h

Palestra 3

“Diversidade e endemismo de epífitas na Mata Atlântica”

Dr. Leandro Freitas (JBRJ)

Local: Auditório Gustavo Dutra – Prédio Principal da UFRRJ

9:00 às 10:00 h

Excursões Científicas

Excursão 1

Reserva Biológica do Tinguá

Excursões Científicas

Excursão 2

Parque Nacional do Itatiaia

Excursão 3

Parque Natural Municipal do Curió

Excursão científica ao Sítio

Roberto Burle Marx

A excursão é gratuita e os interessados deverão se inscrever na secretaria da Jornada durante o evento.

(inscrições por ordem de chegada)

Total de vagas: 40

IMPORTANTE: a participação nas excursões É RESTRITA aos inscritos na Jornada e cada participante só poderá se inscrever em apenas UMA EXCURSÃO, pois todas ocorrerão no mesmo dia e horário. Entre parentesis o número de vagas disponíveis.