Vida corrida não é mais desculpa para ter um pet
12 de abril de 2023

Conheça raças de cães e gatos ótimas para tutores que vivem em apartamentos

Qual foi a última vez que parou de verdade para descansar, sem nenhuma preocupação? E com que frequência faz isso? Pois é, a vida do brasileiro está mais corrida e as configurações de família mudaram um pouco se comparada as de antes, fatos que afetaram inclusive as moradias 

Conforme os dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), os imóveis ficaram 40% menores na última década. Em São Paulo (SP), por exemplo, 76% dos lançamentos têm até 45 m², ficando os maiores mais restritos às zonas mais luxuosas da cidade. 

Por isso, provavelmente o seu próprio imóvel está nessas configurações, ou então, o seu próximo poderá estar, não é mesmo? 

Além de algumas emoções, receios e cuidados, esse é um fato que preocupa pessoas que gostariam de ter um pet, e se esse é o seu caso, calma! 

Neste artigo, daremos exemplos de raças perfeitas para ambientes pequenos, então continue por aqui, pois ajudaremos a escolher o seu companheiro ideal. 

Gatos 

Maine Coon

A raça Maine Coon também é bem grande e bastante peluda. Os machos adultos podem chegar aos 11 kg. Pesado, não é? Mas como estamos falando em pets para apartamentos, os Maines são ótimos porque são considerados uns dos mais preguiçosos. 

Com isso, não precisam de ambientes amplos para perseguir bichos, brinquedos ou pessoas, são quietos e preferem um colo do que uma aventura pela casa. Mas se quiser brincar com o pet, eles são super companheiros e vão topar esse momento, é claro! 

Silvia Haidar, dona do Ferdinand, um Maine Coon com Siberiano, conta: “…passa a maioria do tempo dormindo, seja debaixo da mesa da cozinha, ao sol, perto da janela, em sua casinha na garagem, em sua caminha fofa… Essa é sua principal ‘atividade’”

Ragdoll

O Ragdoll é um felino super peludo, e por isso, são bem fofos, podendo ter entre 4,5 kg a 9 kg, mas não se preocupe com o tamanhão deles, ok? Mais do que fofura na aparência, no jeito, eles também são uns doces!

Gatos dessa raça costumam ser dóceis, calmos e de personalidade nada agitada e hiperativa. Nesse caso, as brincadeiras estão mais para carinhos entre bichano e dono, do que estripulias pela casa, e é por isso mesmo que se adapta super bem em espaços pequenos. 

Atenção: Conforme estudos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, os donos os acham essa característica algo fofo e belo, e às vezes os escolhem justamente por isso. 

Gatos Ragdoll e Maine Coon são gordinhos por natureza, e nesse caso, a obesidade é uma realidade recorrente de ambas as raças. Portanto, as consultas devem estar sempre em dia. 

Persa

Se conhece o famoso gato Garfield, sabe como os gatos persas tendem a preferir o conforto do que uma farra pelos cômodos. Assim como um dos pets mais conhecidos de todos, os persas em geral não ficam muito atrás nesse quesito. 

Eles podem ficar horas praticamente inativos, sem folia, apenas curtindo as mordomias que o tutor oferece: a famosa sombra e água fresca. Calmos, manhosos e quietinhos, não há lugar melhor para ele, se não um apartamento pequeno

Birmanês 

Os gatinhos birmaneses são pouco ativos e muito apegados aos seus donos, apesar da carinha mais séria. Por conta disso, tendem a ser ciumentos se sentirem que não estão recebendo a devida atenção ou que seu território esteja sendo invadido.

Apesar do ciúme, eles não são agressivos, então o tutor consegue lidar tranquilamente com a personalidade do bichano. A energia fica apenas para receber os afagos do tutor e não para correr e pular pelos cantos, sendo uma boa para ambientes com pouco espaço. 

Cachorro

Chihuahua

Os chihuahuas são super pequeninos, e essa é a principal razão para tê-los em seu apartamento. Isso porque, diferentemente dos gatos, esse cachorrinho é pequeno em tamanho, mas grande em energia. 

Se você for um tutor com disposição, não verá problema nenhum em brincar com essa raça. Você sabia que brincar e passear com pets faz tanto bem para eles, quanto para nós? 

Segundo a Associação Americana do Coração, esse é um importante suporte social e emocional para os donos, podendo inclusive reduzir sintomas desses tratos. 

Shih Tzu

Cães Shih Tzu também são famosos pelo seu tamanho, mas não são bons para apartamentos apenas por esse motivo. Na verdade, são dignos desta lista por serem quietos, sociáveis e tranquilos, apesar de divertidos. 

Mas como todo pet, esse também precisa de cuidados especiais. Muito mimo e colo pode deixá-los com ciúmes desnecessários e a socialização de animais e pessoas (a não ser o dono) será um pouco complicada. 

Dachshund

Mais conhecido como “salsicha”, esses pequenos só não se dão bem em apartamentos em que é preciso subir e descer escadas com frequência. De resto, são tranquilos e independentes. 

Para os donos que passam boa parte do tempo fora de casa, apesar de necessitar (como todo pet) de atenção e carinho, eles também curtem passar um tempo quietos no cantinho deles. 

Por serem muito amigáveis, eles não são problema para os donos que recebem visitas e se adaptam bem com todos. Uns amores! 

Poodle

Conforme a pesquisa realizada por Stanley Coren, os Poodles são a segunda raça mais inteligente do mundo, e por isso aprendem direitinho a conviver em qualquer ambiente. 

Portanto, apartamentos não são exceções, devido ao tamanho da raça. Além disso, os poodles são amigáveis, companheiros e entendem quando é a hora do dono de passear e brincar. 

Com descanso e folia nas horas certas, eles serão melhores amigos.  

Buldogue Francês

As condições físicas do buldogue francês fazem-no cãezinhos bem menos agitados e que precisam gastar pouca energia para serem felizes, ao contrário de muitas raças. 

Tutores com pouco tempo para passeios e demais atividades devem optar por raças como essa. Assim, terão um companheiro com a personalidade compatível ao seu estilo de vida. 

Mas, a dica que vale tanto para o Buldogue Francês (por estar propenso a certas doenças), como para pets de todas as raças e espécies, é: procure uma Clínica Veterinária 24h de confiança. 

Consultas regulares salvam vidas, e a dos bichanos, está em suas mãos! Cuide deles e será retribuído com o amor desse mundo! 

 

Danillo Cássio

Link Building

 (11) 96368-8013

 www.seomarketing.com.br

       

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: