Vigilância em Saúde de Seropédica realiza varias atividades no mês que comemora Novembro Azul
1 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde, por intermédio da Coordenação de Doenças e agravos não transmissíveis (DANT), em parceria com as coordenações de Programa de Saúde nas Escolas (PSE) e coordenação de educação permanente e promoção vida saúde, realizaram várias atividades no mês que se Comemora Novembro Azul no combate ao câncer de Próstata.

Na empresa Cassol Pré-fabricados foi realizado uma Palestra Tabagismo, Uso Abusivo do Álcool e Câncer. Durante a Palestra foi alertado sobre o uso tanto de Álcool como do Cigarro; A relação entre tabagismo e câncer ganha elementos estatísticos alarmantes quando a combinação é acrescida de outros fatores de risco, como álcool e estilo de vida pouco saudável. Estudo indicou que o álcool foi responsável por quase 740 mil tumores descobertos no mundo em 2020, ou seja, cerca de 4% das confirmações de câncer do planeta. E o que pouca gente sabe é que bastam poucas doses semanais de bebida para elevar os níveis de risco da doença.

Outra empresa visitada foi a Panco, com as coordenações de DANT e de Educação Permanente e de Promoção da Saúde, onde foi realizado Palestra sobre o Câncer de Próstata. Está iniciativa da Palestra foi para promover a mudança de comportamento dos homens, incentivando o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos.

Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade avançada ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Na Escola Pastor Gerson, houve Palestra sobre os Agravos do uso do tabaco e uso abusivo do álcool e suas consequências, realizada pela Vigilância em Saúde, coordenação de Doenças Crônicas e Agravos, em parceria com a coordenação de educação permanente e coordenação de educação e saúde.

Os Palestrantes destacam para os alunos que a imensa maioria das pessoas sabe que o alcoolismo e o tabagismo são vícios nocivos à saúde. Muitos, porém, desconhecem os reais riscos do álcool e do cigarro para o organismo.

Droga mais consumida do mundo, o álcool é um verdadeiro problema de saúde pública. Seu uso pode ser moderado e ter diferentes intensidades, o que causa a falsa impressão de que não faz tão mal quanto dizem.

De fato, o álcool é bastante nocivo ao organismo, sobretudo quando consumido em doses altas e de forma frequente. Saiba quais são os potenciais danos causados pelo álcool: Câncer no esôfago e na laringe, Pancreatite e Cirrose hepática.

Além das doenças mais associadas ao alcoolismo, cerca de 200 transtornos podem se relacionar ao consumo dessa droga lícita. Diferentes partes do corpo ficam em risco quando expostas aos efeitos do álcool, desde órgãos vitais como cérebro e coração até mesmo os ossos e os músculos. 

Já o Cigarro, embora tenha perdido força de algumas décadas para cá, ainda é responsável por 7 milhões de mortes ao redor do mundo a cada ano. Um aspecto especialmente grave nessa estatística é a parcela de não fumantes que morrem em decorrência da inalação da fumaça tóxica que o cigarro libera. Em média, 900 mil não fumantes morrem anualmente por conta das complicações causadas pela fumaça do cigarro.

O tabagismo é responsável por diferentes doenças e alterações no bom funcionamento do organismo, dentre as quais se destacam: Doença coronariana (angina e infarto do miocárdio), Bronquite crônica, Enfisema pulmonar, Doenças cardiovasculares, Câncer de pulmão e também em outros órgãos como laringe, esôfago e estômago

Além das doenças causadas pelo cigarro, também é importante destacar que o tabagismo prejudica o corpo de outras formas. Um ponto de atenção é a aceleração do envelhecimento, que fica aparente pelo aparecimento precoce de rugas e de manchas na pele.

Houve outras Palestras voltada para a higiene das crianças, na Escola Estadual Municipalizada Paulo de A. Ribeiro e Escola Estadual Municipalizada Coletivo Santa Alice.

Durante a Palestra as crianças aprenderam que as verminoses são causadas por vermes parasitas que se alojam no organismo, podendo se instalar no intestino, fígado, pulmões e cérebro. A contaminação acontece por ingestão de água e alimentos infectados e também pode ser contraída por meio de feridas na pele.

Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náusea, vômito, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

As crianças são alvos fáceis para as verminoses, já que estão sempre expostas ao contato direto com o solo, pois se sujam em parquinhos, em tanques de areia, em campos abertos, e podem ingerir alimentos contaminados com mais facilidade.

Fotos Cassol

Panco

Escola Municipal Pastor Gerson

Fotos: Escola Estadual Municipalizada Paulo de A. Ribeiro e Escola Estadual Municipalizada Coletivo Santa Alice

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: