UFRRJ e Prefeitura de Seropédica realizam o Dia “D” de Vacinação de Cães e Gatos
11 de novembro de 2023

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Parceria com a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde, realizaram neste sábado (11) o Dia “D” de Vacinação Antirrábica em Cães e gatos.

Ao todo, foram disponibilizados 15 pontos de imunização para os animais, das 8h às 17h. O intuito é prevenir a propagação da raiva, uma doença infecciosa viral aguda grave, que atinge o sistema nervoso central podendo causar danos à saúde de cães e gatos.

A UFRRJ disponibilizou 114 voluntários entre médicos Veterinários Residentes, Graduados do Curso de Medicina Veterinária, Grupo Pet medicina Veterinária. Durante a vacinação foram distribuídos vermífugos para todos os animais.

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SEMOP) deu apoio durante a vacinação, com a Guarda Municipal.

Grupo Pet da UFRRJ em Seropédica

O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma das frentes de trabalho de nossa universidade, alicerçada em práticas, ações e projetos baseados na tríade ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO concomitantemente.

Trata-se de um programa de base nacional, criado em 1979, vinculado ao MEC e financiado pelo FNDE. O PET está presente em diversas universidades públicas e privadas do país e institutos federais de norte a sul do Brasil.

No Brasil, existem atualmente cerca de 840 grupos PET. Na UFRRJ, o PET teve início no ano de 2006, e atualmente contamos com 14 grupos ligados ao MEC, distribuídos nos 03 campi da universidade: seis (6) de abrangência “interdisciplinar” e oito (8) de abrangência “curso específico. Recentemente, em 2018, dois (2) outros grupos PET foram criados na universidade, na modalidade “Saúde & Interprofissionalidade”, a partir de edital proposto pelo Ministério da Saúde: nas temáticas Educação e Humanização em Saúde e Tecnologias em Saúde Aplicadas à Educação Básica.

Cronologicamente, a criação dos grupos PET na UFRRJ, assim se deu:

‣ 2006 – O primeiro grupo criado na instituição foi o PET Física.

‣ 2007 – Criação do PET História.

‣ 2009 – Criação do PET Medicina Veterinária.

‣ 2010 – A partir desse ano, em sequência, houve a criação dos grupos PET Floresta, Geografia, Dimensões da Linguagem, Baixada, Conexões de Saberes ITR, Etnodesenvolvimento, Inclusão e Matemática.

‣ 2012 – Sistemas de Informação, Engenharia Química e Educação do Campo.

‣ 2018 – Educação e Humanização em Saúde e Tecnologias em Saúde Aplicadas à Educação Básica.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: