Museu de Zoologia, em Seropédica, recebe exposição sobre ciência e a sociedade
11 de novembro de 2023

O museu funciona no campus da UFRRJ, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos

Museu de Zoologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está disponível para o público para visitação até o término do atual período letivo que se encerra em 23 de dezembro. E após esse período, reabrirá suas portas somente em 2024.

Situado no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), no campus de Seropédica, o espaço apresenta a exposição “Uma Ponte Animal Entre a Ciência e a Sociedade” sob a coordenação de André Queiroz de Pádua e Ana Claudia dos Santos Brasil, professores do departamento de Biologia Animal, em colaboração com o conselho administrativo, constituído por docentes de Zoologia.

O acervo é diversificado, abrange animais vertebrados e invertebrados taxidermizados, originários de distintas regiões do Brasil e do mundo. Este conjunto inclui também esqueletos montados e ovos de aves. Um destaque para a presença de mamíferos, aves, répteis, peixes, anfíbios e uma variedade de invertebrados marinhos e terrestres, conhecidos pela sociedade.

O museu dispõe de uma equipe de monitores treinados para orientar os visitantes e sanar suas dúvidas. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos. É possível agendar visitas em grupo, tanto dentro do horário regular quanto fora dele. E para agendar uma visita guiada, basta enviar um e-mail informando a data, horário desejado, número estimado de visitantes e o nome da associação, grupo ou escola.

O Museu de Zoologia dispõe de um grupo composto por 15 estudantes matriculados no curso de graduação em Ciências Biológicas, dos quais, 3 são bolsistas e 12 atuam de forma voluntária. As bolsas são provenientes da Pró-Reitoria de Extensão (ProExt/UFRRJ), com duas vinculadas ao Núcleo de Articulação de Acervos e Coleções (NAAC) e uma ao Programa de Bolsas Institucionais de Extensão (BIEXT).

Fonte: Diário do Rio

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: