Tempo muda e Rio terá chuva forte, ventos e raios
8 de abril de 2019

Chuva deve se intensifica à noite e na madrugada, saiba como se proteger

Prepare o guarda-chuva. A previsão do tempo para esta segunda-feira é de chuva forte no Rio, já na parte da tarde. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a chuva deve ser moderada e ocasionalmente forte em algumas regiões. Durante a noite e na madrugada, a expectativa é que ela se intensifique e venha com raios e rajadas de vento.

De acordo com o Alerta Rio, essa mudança no clima se deve à influência de ventos em altos níveis da atmosfera, em conjunto com um sistema de baixa pressão no oceano. Chuvas moderadas a fortes atuam sobre a Baixada Fluminense e se deslocam em direção à capital.

Como se proteger

Para se proteger dos estragos causados pela intensidade das chuvas, a Defesa Civil orienta os cidadãos a se cadastrarem no serviço de alertas via SMS. É fácil e gratuito: basta enviar uma mensagem de texto como o seu CEP para o número 40199.

Como a previsão é de ventos fortes, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros têm recomendações para quem estiver na rua e dentro de casa durante os temporais. No caso do cidadão estar na rua, a orientação é que não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas; evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar; evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção; evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata; caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.

No caso do cidadão estar em casa, a orientação é que se feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa. Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar; aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore; evite deixar objetos que possam cair em locais altos; mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas; se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

Nos últimos temporais no Rio, casos de alagamentos chamaram atenção. As orientações para esse caso são: redobrar a atenção ao dirigir e mantenha os faróis acessos; permanecer em local seguro e evitar áreas com alagamentos; não caminhar pelas águas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças; não ficar próximo à beira de córregos e rios; nunca forçar a passagem de carros em vias alagadas.

Fonte: O DIA