Seropédica: Receba bem os Recenseadores do IBGE em sua residência, é muito importante este trabalho

0
84

Objetivo: do Recenseamento do IBGE

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. E também constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Após pouco mais de dois meses de trabalhos, a pesquisa domiciliar para o Censo 2022 caminha em ritmo abaixo do esperado em Seropedica.

De acordo com dados atualizados nesta segunda-feira (17), 36.753 pessoas foram entrevistadas na cidade, o que representa apenas 44,65% das 82.312 entrevistas esperadas para todo o levantamento.

Por este motivo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou o Censo Demográfico 2022 até dezembro. O responsável pela pesquisa no município acredita que a lentidão se da pelas recusas de prestação de informações por parte de moradores “por conta de Fake News”, que passam a informação que o IBGE tem ligação com as eleições ou de que faríamos algo com os seus dados. Através desta , o IBGE afirmar que seus dados são extremamente protegidos e só são usados para fins estáticos.

Vale ressaltar que o Censo deveria acontecer no ano de 2020, mas com a pandemia a pesquisa teve de ser adiada por dois anos. “Peço encarecidamente que todos recebam estes profissionais que estão uniformizados porque essa ação vai garantir melhorias para todos. O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. Esses dados são essenciais a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal bem como o auxilio para a tomada de decisões na área de investimentos, especial em relação ao setor privado”.

Os funcionários do IBGE andam sempre uniformizados pela rua . Em caso de dúvidas ou suspeitas, o nome e matrículas dos funcionários podem ser conferidos no site ibge.gov.br, pelo telefone 0800 721 8181, ou pelo QR Code que está no documento dos funcionários afixado nos coletes.