Seropédica poderá ser um canal de Exportação de Bovino Vivo para muitos países, gerando empregos e renda para o município
7 de fevereiro de 2024

O deslocamento desse tipo de operação para o município de Campos dos Goytacazes/Porto do Açu, ocorre cerca de 6 anos após a manifestação de interesse de uma empresa privada – a Agropesa Export, em desenvolvê-la no município de Seropédica/Porto de Itaguaí, através do terminal de cargas do Sepetiba Tecon.

A empresa buscou nesse período, apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para desenvolver uma infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento em ciências agrárias e comércio exterior, com fornecimento de contrapartida financeira, infraestrutura e bolsas de estudo, em troca de uma concessão de cerca de 300 hectares.

O representante da empresa, Pedro Leão, que é Zootecnista, garante que a operação de carga viva por Seropédica/Porto de Itaguaí representaria uma das melhores do país, com impactos muito positivos no custo operacional e ambiental e nos protocolos mais exigentes de bem-estar animal.

Segundo Pedro, para além dos benefícios tributários municipais, geração de emprego e renda, a instalação da empresa em Seropédica traria oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional, aproximando estudantes e professores de uma rotina de mercado internacional de difícil acesso.

Ainda assim, Pedro informa que apesar do acolhimento majoritário da proposta, não conseguiram – até o momento, superar o entendimento equivocado, mas persistente, de que a proposta da empresa vincularia a Universidade a práticas de maus-tratos, deixando de observar que o objetivo da empresa é justamente submeter a certificação da qualidade operacional aos institutos interessados, garantindo o compromisso irrevogável com níveis de atenção ao bem estar animal, que sobreponham às exigências legais.

O fato é que – passado tanto tempo, e com a abertura de novos mercados importadores, como Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão, o já sobrecarregado Porto de São Sebastião/SP não terá condições de suprir a demanda, que naturalmente chegará a outros municípios portuários, como Campos dos Goytacazes.

Uma vez instalados em Campos/Porto do Açu, é provável que os animais paulistas passem na porta do município de Seropédica, e sigam por mais 380 km até o município do norte fluminense, sem deixar qualquer contribuição pelo caminho.

 

Área de comentários
Marcos Francisco Simões de Almeida - 14 de fevereiro de 2024

Sou pecuarista na rdeegião de Juiz de Fora MG. Gostaria de detalhes do tipo de gado exportado vivo, e o processo de comercialização, visando credenciamento como futuros fornecedor. Obrigado!

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: