Saúde de Seropédica realiza sorteio de TV entre as mulheres que fizeram exames durante Março Lilás
14 de abril de 2023

Na manhã desta sexta-feira (14), o Secretário de Saúde da Prefeitura de Seropédica, Dr. Renê Vigné, e a Primeira Dama, Isabel Ribeiro, sortearam uma TV SAMSUNG entre as 550 mulheres que fizeram exames contra o câncer de colo de útero no ESF Onofre Ferreira Mendes no Bairro Boa Esperança, comunidade do Campinho de Areia.

O sorteio de uma TV SAMSUNG foi um meio de incentivar as mulheres a fazerem o exame de prevenção contra o Câncer de Colo de Útero. A ganhadora de TV foi Rayana de Araújo Castilho. O ESF Mutirão recebeu um Micro-ondas por ter atendido um numero maior de mulheres.

O mês de março é marcado pela campanha de conscientização e enfrentamento ao câncer de colo de útero denominada “Março Lilás”. A saúde da mulher é o foco da iniciativa que visa reforçar o alerta sobre os sintomas iniciais da doença e as principais formas de prevenção.

Este tipo de doença se origina, na maioria dos casos, de uma infecção genital persistente causada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) que em alguns casos pode evoluir para o câncer.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 17.010 novos casos para 2023. O dado considera um risco de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. A Região Norte é a localidade com maior incidência da doença no País, apresentando 20,48 casos, a cada 100 mil habitantes. Seguido das Regiões Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: