Outra opção seria a construção de barragens nos afluentes do Guaíba, permitindo um controle mais eficiente do fluxo de água durante eventos extremos
As enchentes recentes no Rio Grande do Sul levantaram discussões sobre maneiras de acelerar o escoamento da água do Guaíba, que desagua na Lagoa dos Patos, na região sul do estado.
Uma das alternativas avaliadas é a construção de um canal emergencial para ligar a Lagoa dos Patos diretamente ao Oceano Atlântico, permitindo que o excesso de água seja escoado com mais rapidez.
O analista de Clima e Meio Ambiente da CNN, Pedro Côrtes, explica que esse canal não deveria ser permanente, pois poderia prejudicar o fluxo normal de água para o sul da lagoa e causar assoreamento, dificultando a navegação. Em vez disso, ele sugere que o canal seja aberto apenas em situações de emergência.
Outra opção seria a construção de barragens nos afluentes do Guaíba, permitindo um controle mais eficiente do fluxo de água durante eventos extremos. Côrtes ressalta que uma única barragem não resolveria o problema, mas um sistema de barragens poderia regular o fluxo e evitar inundações rio abaixo.
Impactos ambientais
Qualquer solução adotada terá impactos ambientais que precisam ser avaliados cuidadosamente, segundo Côrtes. A abertura de um canal para o oceano poderia tornar a Lagoa dos Patos salobra, misturando água doce e salgada. Além disso, a construção de barragens também traz seus próprios desafios ambientais.
Côrtes enfatiza que não há uma solução mágica e que todas as opções precisam ser discutidas e avaliadas corretamente, levando em consideração os impactos a longo prazo. O objetivo é não apenas lidar com a situação atual, mas também aumentar a resiliência do estado diante de eventos climáticos extremos futuros, que se tornam cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas.
Fonte: CNN
Bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul (RS), ficou arrasado após temporais
-
2 de 27Enchente atingiu estoque de supermercado na cidade de Canoas, na Grande Porto Alegre (RS)
Crédito: Gustavo Mansur/Palácio Piratini – 06.mai.2024
-
3 de 27Casas ficaram cobertas pela água durante enchente na região metropolitana de Porto Alegre (RS)
Crédito: Gabriel Alves Pinto/Divulgação
-
4 de 27Enchente afetou shopping e supermercado no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS)
Crédito: Divulgação/@mbdroners
-
5 de 27Bairro Mathias Velho, em Canoas (RS), ficou tomado pela água
Crédito: Divulgação/@mbdroners
-
6 de 27Destruição provocada pela chuva em Lajeado, no Rio Grande do Sul
Crédito: CNN – 13.mai.2024
-
7 de 27Ponte destruída após forte chuva em Lajeado (RS)
Crédito: Grupo A Hora
-
8 de 27Cidade de Lajeado (RS) durante enchente de 2024
Crédito: Grupo A Hora
-
9 de 27Tornado atingiu a cidade de Gentil, no Rio Grande do Sul
Crédito: MetSul
-
10 de 27Alagamento na cidade de Rio Grande (RS)
Crédito: Divulgação/prefeitura de Rio Grande (RS)
-
11 de 27Equipe usa moto aquática para socorrer vítimas da enchente em Eldorado do Sul (RS)
Crédito: Gustavo Mansur/Palácio Piratini – 09.mai.2024
-
12 de 27Enchente na cidade de Eldorado do Sul (RS), na região metropolitana de Porto Alegre
Crédito: Mauricio Tonetto/Secom – 09.mai.2024
-
13 de 27Mercado Público de Porto Alegre (RS) durante enchente de 2024
Crédito: Wilton Junior/Estadão Conteúdo – 11.mai.2024
-
14 de 27Equipes de resgate usam barcos para socorrer pessoas em Porto Alegre (RS)
Crédito: Wilton Junior/Estadão Conteúdo – 11.mai.2024
-
15 de 27Chegada de doações a centro de distribuição em Passo Fundo (RS)
Crédito: Rafael Dalbosco/Thenews2/Estadão Conteúdo – 11.mai.2024
-
16 de 27Situação do gramado do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), depois de ter sido atingido pela enchente
Crédito: Max Peixoto/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo – 13.mai.2024
-
17 de 27Deslizamento de terra provocou interdição de pista na altura do km 33 da RS-122, na altura do município de Bom Princípio, situado entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha
Crédito: Eddy Castro/ASI/Estadão Conteúdo – 13.mai.2024
-
18 de 27Alagamento na Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS)
Crédito: Evandro Leal/Enquadrar/Estadão Conteúdo – 13.mai.2024
-
19 de 27Centro Histórico de Porto Alegre (RS) tomado pela enchente
Crédito: Evandro Leal/Enquadrar/Estadão Conteúdo – 13.mai.2024
-
20 de 27Vista da enchente na avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre (RS)
Crédito: Miguel Noronha/Enquadrar/Estadão Conteúdo – 13.mai.2024
-
21 de 27Águas invadem a avenida Guaíba e o calçadão da praça Araguaia em razão das fortes chuvas e do vento sul na região do Guaíba, no bairro Ipanema, na zona sul de Porto Alegre (RS)
Crédito: Donaldo Hadlich/Código 19/Estadão Conteúdo – 13.mai.2024
-
22 de 27Imagem de satélite mostra como ficou a cidade de Porto Alegre (RS) após as tempestades que atingiram a região
Crédito: Divulgação/Nasa
-
23 de 27Imagens de satélite mostram o antes e depois das enchentes na Grande Porto Alegre
Crédito: Fotos: Google Earth e Divulgação/Inpe
-
24 de 27Porto Alegre (RS) continua sendo afetada por enchentes
Crédito: Miguel Noronha/Enquadrar/Estadão Conteúdo – 15.mai.2024
-
26 de 27Rua desmorona em Gramado, na Serra Gaúcha, após fortes chuvas
Crédito: Eddy Castro/ASI/Estadão Conteúdo – 15.mai.2024
-
27 de 27Rua destruída pela chuva em Gramado (RS)
Crédito: Eddy Castro/ASI/Estadão Conteúdo – 14.mai.2024


Deixe a sua opinião sobre o post