Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Seropédica
13 de março de 2019

Foi realizado nesta terça-feira (12/03), no prédio da PESAGRO a terceira reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Seropédica. Estiveram presentes: Sergio T. Camargo Filho (Presidente), representante da Pesagro RJ, Carlos Domingos da Silva (Vice-presidente), representante da UFRRJ, Lucia Helena Geoffroi, (1º Secretária), representa a Prefeitura de Seropédica (Secretária de Ambiente e Agronegócios) Serorgânico, e Luiz Geraldo de Carvalho (2º Secretário) representante da Câmara de Vereadores.

No início da reunião foi lido a ATA anterior pelo 2º Secretário Geraldo, que foi aprovada por todos.

Como não houve processos para serem analisados, foi passado para assuntos gerais: Foi relatado sobre o Seminário do ICMS Verde, onde três representantes da Secretaria de Ambiente de Seropédica participaram, para adequar a receita da Prefeitura. Por exemplo: Cidade que tem coleta de esgoto recebe o imposto maior, do que a cidade que não tem coleta de esgoto, cidade que tem local de proteção ambiental (Seropédica tem quatro), recebe maior imposto verde. Com isso a partir de hoje (12) até o dia 10 de abril a prefeitura deve preencher os formulários e enviar para Secretaria de Fazenda para receber uma parte maior deste imposto. Com isso parte deste imposto tem de ser usado na área de meio ambiente.

Foi deliberado a convocação dos representantes da Ciclos que operam a CTR, para informar ao conselho e a população, sobre o trânsito das carretas com transporte de lixo, chorume escoando pelos caminhões que estão contaminando o solo, a utilização de LAVA JATOS para limpeza de caminhões de lixo, e a manutenção destas carretas em oficinas dentro do município.

A Secretária de Meio Ambiente e Agronegócios de Seropédica, Lucia Helena Geoffroi, irá notificar os LAVA JATOS e OFICINAS MÊCANICAS, para não realizarem mais este serviço próximo a residências. O LAVA JATO tem que ser preparados para limpeza de caminhões de Lixo, o operador do LAVA JATO tem de ter EPI (Equipamento de Proteção Individual), e o local tem de ser distante das residências, e seguir todas as regras de meio ambiente, para evitar contaminação do Lençol Freático e canais que cortam o município.

A reunião se encerrou as 10:45 horas.