Prefeitura de Seropédica visita Escolas para divulgar Cursos Profissionalizantes

0
214

A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda estiveram no Colégio Estadual Barão de Tefé e no Centro Educacional Alfredo Prado, para divulgar os cursos oferecidos pela Faetec e Senai.

No Colégio Barão de Tefé, a Diretora Marcia Paiva levou as representantes da Secretaria de Trabalho, Claudia Roberta Rufino, Erica Senra e Claudia Madeira para conhecerem as dependências da escola, em especial a área reservada para aulas de computação e Laboratório de Pesquisa. 

No Centro Educacional Alfredo Prado a Equipe da Secretaria de Trabalho conversaram com alunos do 2º e 3º ano.

A meta da equipe foi falar com alunos da 3º serie que se formam esse ano e já irão buscar locais para trabalhar. Claudia Rufino e Erica Senra explicaram que os cursos são de qualificação profissional, já que as empresas estão chegando para o município e não estão encontrando profissionais habilitados para assumir as vagas oferecidas, indo buscar essas pessoas em outros municípios. 

Durante o evento foi explicado que a Prefeitura tem buscado parcerias com o Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), Faetec e SENAI, para profissionalizar os moradores de Seropédica, principalmente para o primeiro emprego. 

Cursos que serão oferecidos de Qualificação Profissional (FIC) na Faetec- CVT Seropédica
Assistente Administrativo
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Operador de Empilhadeira
Operador de Computador
Agente de Endemias
Montador e Reparador de Computadores
Instalador e Reparador de Redes de Computadores

Período de inscrição: 01/07/2022(11h) a 17/07/2022 (23:59h)
Inícios das aulas 01/08/2022
http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/inscricoes

Cursos que serão oferecidos de qualificação profissional em parceria com Firjan – SENAI Itaguaí

Fiquem atentos aos cursos em parceria com a Firjan/SENAI o período de inscrição será de 11/07/2022 a 22/07/2022. O endereço eletrônico para inscrição será divulgado oportunamente:

Assistente administrativo
Almoxarife
Instalador de Sistema Draywall
Operador de produção industrial
Eletricista Predial
Eletricista Industrial
Assistente de Produção Industrial
Carpinteiro de obras
Assistente de Controle de Qualidade
Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Cinco em cada dez indústrias enfrentam a falta de trabalhador qualificado

Empresários mostram que a má qualidade da educação básica é o principal obstáculo enfrentado pelas empresas que investem em ações de formação da mão de obra. Problema reduz a produtividade e a competitividade.

Empresas encontram dificuldades para encontrar mão de obra qualificada, buscando em outros municípios ou as vezes em outros estados. A solução do problema, depende de ações no curto e no médio prazo. “De imediato, é necessário um esforço de qualificação e de requalificação da força de trabalho”. Destaca Roberta Rufino.

O problema atinge todas as áreas das empresas. Mas é maior na área de produção. Entre as empresas que relatam a falta de trabalhador qualificado, afirmam que têm dificuldades para contratar operadores. Ainda na área de produção, as empresas dizem que enfrentam dificuldades para encontrar trabalhadores de nível técnico. Também há falta de profissionais qualificados para as áreas de vendas e marketing, administrativa, engenharia, gerencial e pesquisa e desenvolvimento.

O Prefeito professor Lucas preocupado com essa situação tem dialogado com as empresas buscando soluções para qualificação da mão de obra, e encarregou o Secretário de Trabalho Emprego e Renda, Nelson Matos para buscar soluções através de parceria com organizações que qualificam e requalificam a mão de obra especializada. Dentre destas parcerias está o CTUR da UFRRJ, e Faetec pelo Governo Claudio Castro e o SENAI pela Firjan. 

Colégio Estadual Barão de Tefé

Centro Educacional Alfredo Prado