Prefeitura de Seropédica realizou neste sábado (02), Dia “D” no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti
2 de março de 2024

“10 Minutos Salvam Vidas”

A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Serviços Públicos, realizaram neste sábado (02), o Dia “D” no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya no Bairro Parque Jacimar.

Participaram cerca de 100 Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e funcionários da Secretária de Serviços Públicos, que realizaram a limpeza de lixos e entulhos espalhados por todo bairro principalmente na Rua do Valão dos Bois, e o Carro Fumacê.

Foram vistoriados e tratados cerca de 650 imóveis, pelos Agentes de Endemias e distribuídos 1000 folders, com apoio dos Agentes de Saúde que conhecem todas as residências deste bairro.

O trabalho teve como Coordenador Adevaldo Alves Nunes que destacou; ” A dengue é uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti que mais faz vítimas todos os anos. No entanto, esse número poderia ser muito menor se todos fizessem sua parte cuidando do seu quintal e também do meio ambiente, pois é uma forma de evitar a proliferação do vetor. Esta mobilização tem a finalidade mostrar que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de muita chuva, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Aconselhamos que a população não deixe recipientes que acumulem água. O acúmulo de lixo está entre os causadores da doença. Esses são os pontos principais da ação que eliminam os vetores que transmitem febre amarela, Zika, chikungunya e Dengue e a Febre Amarela”.

O Secretário de Saúde Dr. Renê Vigné esteve presente no Dia “D” e acompanhou o Combate a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti e destacou; O objetivo de nossas ações foi alertar a população sobre as necessidades de eliminação de possíveis criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue. As visitas as residências e comércios estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade. Parte da batalha contra a dengue depende mesmo de cada morador que deve fiscalizar frequentemente locais onde a água pode ficar parada. Guerra total contra a dengue. Nossa luta é pela vida”. Enfatiza o Dr. Rene Vigné.

O Subsecretário de Serviços Públicos, Wellington Alexandre Fernandes, esteve participando das Ações deste sábado, com uma equipe de funcionários da secretaria que realizaram limpeza com uma Retroescavadeira e um Caminhão basculante. “Pedimos aos moradores que evitem jogarem lixo no Canal dos Bois, que além de assorear o canal, aumenta os criadouros de mosquito, ratos e baratas. O caminhão que recolhe lixo domiciliar passa duas vezes por semana no bairro, não havendo essa necessidade”. 

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: