Prefeitura de Seropédica realiza desassoreamento do Rio do Fazenda Caxias para evitar enchentes
15 de agosto de 2023

A Prefeitura de Seropédica por meio da Secretaria de serviços Públicos está finalizando o Desassoreamento e Dragagem, do Rio do Fazenda Caxias em Seropédica, para evitar alagamentos. 

O leito do Rio estava totalmente assoreado, causando alagamentos em boa parte do final das ruas do Bairro Fazenda Caxias. O serviço está sendo executado pelo Coordenador de Serviços Públicos Leo Magalhães. 

O desassoreamento pode ser confundido com dragagem, pois os dois servem para remover resíduos orgânicos e inorgânicos e realizam interferências nas calhas dos rios, locais onde passa o curso d’água. Porém, eles possuem diferenças entre si.

O desassoreamento remove resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios para melhoria de seu escoamento, com o intuito de minimizar as inundações decorrentes do transbordamento. Para a realização do desassoreamento, é necessário apenas uma autorização ambiental da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), que permite a intervenção em todos os corpos hídricos do Estado do Rio de Janeiro.

Já a dragagem é um procedimento mais complexo, que necessita de grandes obras e um projeto maior, pois podem mudar inclusive as características do corpo hídrico. Além de limpar o corpo hídrico, a dragagem implanta uma nova calha no rio por meio de escavação, que pode ultrapassar 1 metro de profundidade. Para realizar a dragagem é necessário um licenciamento ambiental por projeto.

Sendo assim, enquanto o desassoreamento é um procedimento de limpeza das calhas dos corpos hídricos, a dragagem, além de realizar a limpeza, é um procedimento de implantação dessas calhas.

Toda vez que chove, resíduos sólidos como, por exemplo, terra, areia, rochas e lixo ficam acumulados nas calhas dos rios, o que gera os transbordamentos e as enchentes. “Devido à sua dinâmica natural, os corpos hídricos que não recebem manutenção acumulam sedimentação e resíduos com o passar do tempo, agravando até mesmo a eutrofização por plantas aquáticas. Então esse material concentrado no fundo dos rios acaba atrapalhando a circulação da água, gerando transbordamentos do seu leito”.

O Prefeito Professor Lucas, tem procurado eliminar as enchentes que vinham assolando o município, muitas pessoas perderam tudo, por falta de Drenagem adequadas nas ruas. As manilhas tinham diâmetros muito pequenos, não dando passagem de grandes volumes de água em período de chuvas torrenciais. Uma obra de grande porte de canalização foi realizada no Bairro Jardins (em breve vai finalizar as ruas faltantes), e as obras no Bairro Fazenda Caxias onde foi usado 260 manilhas de 1 X 1,5 metros.

Grande obras como essa foram feitas em vários bairros de Seropédica, são obras que as pessoas não veem porque são tapadas com terra e pavimentação.

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: