Prefeitura de Seropédica realiza a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
23 de agosto de 2023

A Prefeitura de Seropédica por meio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) junto a  Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou nesta quarta-feira (23) a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

 Tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade.”

Objetivo: Ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada esaudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política eno Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Mesa de Abertura

– Vice-Presidente do CONSEA/RJ: Telma Castello Branco, mestre em Sociologia, especialização em Políticas Públicas e em Segurança Alimentar e Nutricional.
– Defensor Público da 5ª Tutela Coletiva do RJ Drº Rodrigo Baptista Pacheco
– Secretária Municipal de Assistência Social – Vandréa dos Santos Steffan
– Representante do COMSEA – ( Conselho ) Maria Lúcia Gomes dos Santos.

Mesa das Palestras:

Representante do CAISAN: Rosani Staneck, Assistente Social, representante da SEAPPA na CAISANS/RJ, porém funcionária da carreira da EMATER-RIO há 37 anos e trabalha atualmente na sede em Niterói na Coordenadoria de Planejamento/CPLAN, está no CASANS/RJ deste da sua criação.

Kátia Cardoso: Nutricionista, conselheira da CONSEA ESTADUAL /RJ; representando o Conselho Regional de Nutricionistas; Ex-presidente do Conselho Regional de Nutricionista; atuou como Superintendente e de Segurança Alimentar e Renda da SEASDH como Secretária Executiva do CAISANS/RJ.

Vice-Presidente do CONSEA/RJ: Telma Castello Branco, mestre em Sociologia, especialização em Políticas Públicas e em Segurança Alimentar e Nutricional.

Mesa redonda 1: “Segurança Alimentar e Nutricional: Diálogos e interseções com ações da educação nutricional e de extensão universitária” – Profª Elga Batista da Silva (DEDH/ICSA/UFRRJ) – Palestra: “Gastronomia associada à educação alimentar e nutricional”. 

Apresentação Cultural: Profª Dina e os alunos do Colégio Alfredo Prado. 

Parte da Tarde

De 12:30 às 13:10 2- Profª. Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa (DTA/IT/UFRRJ) – Palestra: “Como utilizar as Plantas alimentícias não convencionais como estratégia para educação nutricional e fortalecimento da segurança alimentar e nutricional?”

Nutricionista: Raniella Martins do Nascimento (Nutricionista da SMES e Mestranda do PPGCTA/IT/UFRRJ) – Palestra: Aplicação de biomassa de banana verde (musa spp.) como estratégia para melhoria da qualidade Nutricional em preparações servidas na alimentação escolar do município de Seropédica – RJ.

De 13:10 às 14:00 – Mesa redonda 2: “Agroecologia, segurança alimentar e nutricional do campo à mesa – Relato de Experiências exitosas na Favela da Rocinha”.
Participantes:

* Profº – José Lucena Barbosa Jr (DTA/IT/UFRRJ), Coordenador do Projeto Horta na Floresta (Edital: Favela Inteligente da Faperj);
* Srª. Marinete Silva (Empreendedora social e Idealizadora do Projeto: Cozinha de Mãe)
* Srº. Flávio Gomes ( Empreendedor social e Idealizador do Projeto: Horta na Favela)

De 14:00 às 14:30 Profº – Márcio Viana (UFRRJ) “Seropédica e o desenvolvimento rural sustentável para a segurança alimentar local”

14:30 às 15:30 – Grupos Temáticos
15:30 às 16:00- Leitura das Propostas dos Eixos.
16:00 às 17:00 – Eleição para os Delegados da Conferência Estadual.

Delegados Eleitos:

Sociedade Civil: Maria Lúcia Gomes dos Santos / Sônia Cristina Corrêa / Edson Martins.
Governo: Elisangela Araujo de Assis e Pretta Gonçalves

Comissão Organizadora da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Seropédica.
Maria Lucia Gomes dos Santos – Presidente – Instituto de Cultura e Religiões Afro-Brasileiras de Seropédica – ICRAB;
Edson Martins – EMBRAPA;
Elisângela Araújo de Assis Oliveira – Casa dos Conselhos e Direitos Humanos.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: