Prefeitura de Seropédica em breve vai construir nova Ponte no Canal Olho D’água no Bairro Boa Esperança
8 de fevereiro de 2024

No dia 22 de fevereiro de 2022 a Ponte que existia sobre o Canal Olho D’água, no Bairro Boa Esperança, veia a cair devido a uma forte chuva que destruiu toda base de sustentação do passadiço. A Ponte foi construída por moradores e tinha mais de trinta anos, e durante este período vários reparos foram feitos pelos ex-prefeitos com colocação de trilhos sem colocarem estacas para dar segurança na fixação da estrutura.

Após a rachadura da Ponte, o Secretário Leonardo Rosa, da Defesa Civil de Seropédica, esteve no Local, fazendo interdição da Ponte, solicitando sua demolição, para evitar algum acidente com moradores. Neste período o Secretario de Serviços Públicos Patrick Figueira, atualmente Secretário de Obras, esteve no local para ver a possibilidade da construção de uma ponte emergencial, até a construção de uma ponte definitiva, mas infelizmente não existia base para sustentar uma nova ponte, e precisaria de estacas para sustentação da lateral do canal, devido a erosão criado pelas chuvas.

No Período o Secretário Patrick Figueira destacou; “A ponte caiu devido a vários fatores, além da chuva forte que caiu, criando forte correnteza no canal. A ponte foi construída com trilho de trem, sem projeto, sem amarração adequada, criando erosão na lateral do canal fazendo cair a ponte”.

Logo em seguida foi solicitado pelo Prefeito Professor Lucas, a construção de uma nova ponte. A Secretaria de Suprimentos, licitou e deu deserta. “Licitação deserta é quando nenhuma empresa se inscreve para os processos licitatórios lançados pelo poder público através de editais. No pregão eletrônico, por exemplo, a licitação deserta ocorre quando o pregoeiro abre a sessão e verifica que nenhuma empresa ofereceu proposta para o objeto sendo licitado”. Explica o Secretario Patrick Figueira.

Vendo o problema, que sem licitação a prefeitura não tinha como construir a ponte, devido a deserta na licitação, o Vereador Max Goulart, esteve na Empresa Cassol, pedindo a doação do material necessário para construção da nova Ponte. Neste mês a Empresa Cassol aceitou doar o material necessário para construção da nova ponte, doando as estacas para fixação das bases e os passadiços, que são as vigas de sustentação da ponte. A mão de obra da construção será realizada pela Secretaria de Serviços Públicos.

Vale destacar que a Empresa Cassol já tinha feito outras parcerias com a Prefeitura de Seropédica, na construção de passarelas no bairro jardins e uma ponte no Bairro Campo Lindo.  A confecção do projeto da ponte, uma das exigências da Cassol, ficou a cargo do Engenheiro e Subsecretário de Obras José Romildo.

“Nós fazemos obras de forma correta, com projetos, estudos técnicos, com a participação direta de Engenheiros e Arquitetos, e com as equipes da secretaria onde temos experiência em grandes obras. Não é do dia para noite que fazemos projetos. Nesta gestão não fazemos pontes como antigamente, que eram de doação de trilhos de trem, colocados de qualquer forma, que com qualquer chuva caia”, destaca o Secretário Patrick Figueira.

A esquerda Secretário de Obras Patrick Figueira, e o Engenheiro e Subsecretário de Obras José Romildo

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: