Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Saúde realiza campanha no combate a Hanseníase
29 de janeiro de 2023

A Prefeitura de Seropédica realizou neste domingo (29), Campanha de Combate a Hanseníase na Praça Nildo Romano no km 49.

Como parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase que foi comemorado no último dia 25 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Seropédica lançou campanha com foco no diagnóstico precoce da doença e a divulgação do tratamento que é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora do Programa Municipal de Controle a Hanseníase, Dra. Marinéa de Sousa Moreira, tirou algumas dúvidas sobre a doença e realizou exames nas pessoas presentes.

A data foi criada em 1954 pelo jornalista e ativista francês Raoul Follereau, com dois objetivos principais: defender a igualdade de tratamento das pessoas afetadas pela hanseníase e reeducar o público, corrigindo os equívocos históricos que cercam a doença, incluindo suas implicações médicas e sociais e os direitos das pessoas afetadas, pois, até a década de 1970, os doentes eram excluídos do convívio social e condenados ao confinamento em colônias.

Participaram do evento Agentes de Saúde dos PSFs, a Diretora das Áreas Programáticas, Márcia Cristina Targueta de Souza, a Coordenadora de apoio das áreas Programáticas, Fabiana Menezes de Miranda e a Diretora da Atenção Básica, Alessandra Vasconcelos Netto.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: