Passagem do Ícone no Encontro de Casais em Cristo (ECC) na Paroquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica
3 de fevereiro de 2019

As Paroquias, Maria Mãe da Igreja, Santa Teresinha e Nossa Senhora das Graças, de Seropédica, estarão recebendo o Ícone do Encontro de Casais em Cristo. O Ícone com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida vai ficar por um mês, e depois vai continuar na Peregrinação pelas paroquias que compõe a Catedral São Francisco Xavier em Itaguaí.

Em Santa Missa Realizada neste domingo (3), na Paroquia Nossa Senhora das graças o Pároco, Paulo Sergio, falou em sua homilia que Deus suscita Profetas. O Profeta é a consciência crítica do povo e alguém que se fortalece pela palavra de Deus para denunciar tudo o que causa sofrimento às pessoas.

O Profeta é aquele que faz a leitura divina dos acontecimentos humanos. É o responsável, para Deus, diante das pessoas e das pessoas diante de Deus. Igual Jesus Cristo, o Profeta “É o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem”.  O Profeta é o homem da Aliança, mas também o homem da esperança, não é vidente e nem prevê catástrofes, anuncia as exigências do Evangelho, confronta-as com a realidade. É um crítico das pessoas e das sociedades. Por ter uma consciência mais profunda, ele questiona, denuncia, confronta, exige e, muitas vezes, com suas palavras, ‘choca’ os legitimadores dos sistemas vigentes, por isso nem sempre é ouvido, sofre a perseguição e a solidão. Como no tempo de Jesus, sua terra e seu meio não o compreendem.

Mas, o Profeta, embora, algumas vezes, caia num grande sofrimento, não se deixa abater ou atingir, ele tem consciência que o chamado é de Deus: “Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações” 

Após a Santa Missa foi realizado o Café da Manhã pelos membros do Encontro de Casais em Cristo, que é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês.