Light não comparece a Audiência Pública para esclarecimentos sobre fornecimento de energia em Seropédica
15 de março de 2024

 Foi realizado nesta sexta-feira (15), Audiência Pública para discutir problemas de fornecimento de água e energia elétrica no município de Seropédica. A única empresa que compareceu para dar explicações foi a Rio+Saneamento.

O Vereador Bruno do Depósito que presidiu a Audiência Pública, destacou os nome dos componentes da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores: Membros efetivos Luciana Alves e Max Goulart, 1º Suplente Wattyla Cebolinha, 2º suplente Sidnei Perrut e Presidente Bruno do Depósito. Estiveram presentes também o Vereador Nando Paixão e Rose Alves.

O Presidente da Comissão passou a palavra ao Diretor da Empresa Rio+Saneamento Carlos Gontijo, que explicou sua atuação durante a formação da empresa Rio+Saneamento e destacou que várias obras serão realizadas no município, para esgotamento sanitário e fornecimento de água gerando muitos empregos. A seguir passou a palavra ao Gerente Operacional Gustavo Dias, que fez uma apresentação de slides explicando a atuação da empresa nos municípios onde fornecem água potável.

A seguir foi passado a palavra ao Gerente Comercial Fabio Tinoco, responsável pelos municípios de Paracambi, Itaguaí e Seropédica, onde relatou sobre a meta de instalação de hidrômetros nas residências.

A seguir o Vereador Max Goulart, realizou a leitura de todas as reclamações dos moradores, que estavam presentes nesta audiência. A cada pergunta a empresa não apresentava solução dos problemas que eram questionadas, principalmente a cobrança indevida das contas, contas com nomes de pessoas que não residiam no imóvel, várias contas para mesma residência, mas prometeu melhorar em alguns pontos questionados.

A maior reclamação é que a água não está sendo tratada, somente clorada, onde até alevinos e algas entopem as bóais das caixas d’água. Um morador levou uma garrafa mostrando uma água turva que saia da torneira de sua casa. Muitas pessoas questionavam que ficavam sem água por dias, e que precisavam ter bomba d’água de sucção para puxar a água da rua, tendo um gasto alto em energia elétrica.

Um dos bairros com maior reclamação é o bairro Campo Lindo, onde a tubulação de água de 1/2″ foi colocada pelo pelos moradores, e que devido ao aumento de residências, não chegava mais água em sua casa, só cobrança de pagamento por uma água não utilizada. Outra reclamação é que algumas residências têm poço artesiano, e não tem água encanada na sua rua, mas a conta de água é cobrada.

O Secretário de Governo Fabio Mofati destacou que o único prazo que a empresa Rio+Saneamento se posicionou, em relação as denúncias, foi na colocação de hidrômetros nas residências.

“Repudiamos a ausência da Light, convocada por esta Casa de Leis, isto demonstra a mesma coisa que faz com a população, descaso, desprezo pela sociedade, com o Poder Público aqui constituído, isso mostra que a empresa está bem distante em mostrar um serviço de qualidade e decente para população. O prefeito Professor Lucas está impetrando várias ações na justiça contra a light, que desrespeita a gente a décadas, e pasmem, nós estamos vendo nos noticiários que eles estão abrindo falência, nossas contas cada dia mais alta e o serviço prestado é cada vez pior. Não há um dia que não falte energia nesta cidade, será que a direção desta empresa não tem sensibilidade com a população?”. Destaca Fabio Mofati. 

O Procurador Geral do Município, Luiz Fernando Alves Evangelista, destacou que a prefeitura de Seropédica impetrou Ações na Justiça, e através disso o Ministério Público Federal instaurou inquérito civil (Inquérito Civil Público n 1.30.001.000743/2023-80), para apurar responsabilidades sobre a defeituosa prestação de serviços da Light no Município de Seropédica. O referido inquérito civil, que tem a colaboração da Procuradoria Geral do Município de Seropédica, apura, dentre outras questões, a fiscalização exercida pela ANEEL sobre o serviço, bem como os motivos pelos quais a concessionária de energia elétrica Light ainda não construiu no Município de Seropédica a Subestação de Energia Elétrica que seria necessária para atender o Município, tendo em vista seu crescimento populacional ao longo dos anos.

A Secretária de Suprimentos, Edilaine Graciano Ferreira Alves Evangelista, enfatizou que o Prefeito Professor Lucas, vem incansavelmente tentando solucionar os problemas Administrativamente e Judicialmente, não só a Rio+Saneamento, mas também a Light, que infelizmente não está presente aqui; “Agradeço a Câmara de Vereadores em tentar conseguir uma solução junto a sociedade”.

No final o Vereador Max Goulart, relatou que por determinação do Presidente desta Casa Marcos Lomeu, e por solicitação da Mesa Diretora, serão instaladas sessões permanentes para discutir os problemas graves que as Empresas Rio+Saneamento e Light vem causando aos moradores do município.

Foi marcado para próxima terça-feira mais uma sessão para discutirem ações para tentar resolver os problemas causados pela Rio+Saneamento e a Light.

No vídeo abaixo o Vereador Bruno do Depósito, reclama sobre as obras que a Rio+Saneamento vem fazendo nas ruas, onde quebram o asfalto e não reparam

   

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: