Força-tarefa de secretários estimula empreendimentos em Seropédica
2 de abril de 2023

Iniciativa atende a diretriz do governo, que enxerga na atração de empresas uma estratégia de expandir a oferta de empregos para mão de obra local

A atração de novas empresas como estratégia para criar oportunidades de trabalho para moradores da cidade tornou-se uma autêntica profissão de fé para a administração do prefeito de Seropédica, Professor Lucas, que incumbiu seu secretariado de olhar com a maior atenção as propostas das empresas que projetam se instalar no Rio de Janeiro, criando as condições legais para que optem pelo município, não apenas pelas suas atrativas condições estratégicas, mas também pela receptividade por parte do poder público municipal.

A estratégia de estender o tapete vermelho para novos empreendimentos é acompanhada da iniciativa de facilitar a vida dos empresários que já estão com negócios funcionando na cidade. Esse esforço reúne várias secretarias, cujos titulares se encontram com frequência para traçar planos que viabilizem novos negócios ou facilitem a vida dos já existentes, como ocorreu recentemente num encontro dos titulares das secretarias Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Alberto de Freitas; de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Christian César; e de Trabalho, Emprego e Renda, Nelson Matos.

QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA

No encontro acompanhado pelo Jornal Atual os secretários conversavam sobre o êxito alcançado no processo seletivo local, feito pela empresa indiana EPL, que contemplou 33 pessoas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego. A multinacional indiana, que fabrica tubos para embalagens de diversos produtos e que inicialmente vai produzir esse tipo de insumo para a planta da Procter & Gamble já instalada na cidade, avaliou como muito positiva a participação de órgãos municipais como a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, na organização da seleção de seus primeiros colaboradores locais.

O secretário Carlos Alberto de Freitas disse ao Atual que o município hoje vê a qualificação de outra forma, com a capacidade de transformar a condição dos moradores através do conhecimento, com cursos de língua inglesa, por exemplo. A meta inicial é que esse esforço seja capaz de colocar à disposição das empresas até 80% de seropedicenses para atender às suas demandas em relação à mão de obra. Em outra frente, a ideia é promover palestras para ambulantes e feirantes, com o propósito de transformar uma população hoje invisível aos olhos do Estado em microempreendedores focados no crescimento de seus negócios. 

Na Faetec, no processo seletivo inicial da EPL, Carlos Alberto de Freitas falou aos candidatos, tendo ao lado o colega Nelson Matos (FOTO DIVULGAÇÃO/PMS)

PROJETO DE SER REFERÊNCIA

O empenho do secretariado de Seropédica na busca de um ambiente de negócios mais promissor para a cidade não se limita ao território municipal. A ideia é fazer de Seropédica um polo irradiador de qualificação de mão de obra por meio de projetos como o da Cozinha Escola Municipal, que pretende qualificar e formar trabalhadores para as empresas do mercado de alimentação, como, por exemplo, cozinheiros, maitres, garçons e toda a força de trabalho envolvida na cadeia de serviços relacionados a refeições. Esse ambicioso projeto já teve um ponto de partida, com o conteúdo gastronomia inserido na grade curricular de turmas na Escola Estadual Municipalizada Olavo Bilac, no km 42; e na Escola Municipal Ronald Callegario, no km 40. Hoje, nas duas unidades, 94 alunos começaram a frequentar aulas do aprendizado técnico.

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

Como mais um resultado do esforço para viabilizar novos negócios, a Prefeitura de Seropédica recebeu da tradicional Granado Pharmácias a confirmação de que vai instalar na cidade um centro de distribuição de seus produtos. Fabricante de cosméticos e medicamentos fundada em 1870, a empresa informou que a unidade será instalada bem próxima do parque industrial da indiana EPL, numa área de 20 mil metros quadrado, nos galpões da VBI Log. A previsão é que as suas atividades comecem ali em meados de janeiro de 2023.

AMPLIAÇÃO E PARCERIA

Na série de visitas que faz às empresas, o secretário Carlos Alberto de Freitas incluiu na agenda um recente encontro com representantes da HCA, Centro de Imagens, Laboratório e Especialidades Médicas, que mantém uma clínica na Rua Rita Batista. Ali ele foi recepcionado pela empresária Camila do Canto Silva, com quem conversou sobre a possibilidade de a HCA ampliar suas atividades, com a implantação de uma filial no centro de Seropédica. Ela também falou da ideia de criar um cartão de benefícios, ideia que logo ganhou o incentivo do secretário. Buscando solidificar a parceria, Carlos Alberto Freitas encontrou a possibilidade de ter representantes da empresa numa palestra sobre inteligência emocional e comportamental, a ser ministrada na formatura dos primeiros alunos do curso de gastronomia.

Na HCA, Carlos Alberto de Freitas foi recebido
por Dione Seravat, Camila do Canto Silva e
Ana Carolina Brito (FOTO RENATO REIS)Fonte: Jornal Atual

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: