Estados vizinhos ao Rio de Janeiro reforçam segurança nas divisas
24 de fevereiro de 2018

Secretários de Segurança de SP, Minas e Espírito Santo dizem não temer migração de criminosos, mas ministro admite que migração é possível.

https://youtu.be/3wOuBc5oM9c

Estados vizinhos ao Rio de Janeiro reforçam segurança nas divisas
Secretários de Segurança de SP, Minas e Espírito Santo dizem não temer migração de criminosos, mas ministro admite que migração é possível.
FACEBOOK
Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo anunciaram nesta quinta-feira (22) medidas de reforço de segurança nas divisas com o Rio de Janeiro. Os governos estaduais tentam prevenir a entrada de traficantes do Rio em fuga.

Em terra, com policiais e viaturas, e pelo ar, com uso de drones e de um helicóptero, começou nesta quinta-feira (22) o monitoramento dos 200 quilômetros da divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais. Um dos pontos de bloqueio é na BT-101. A previsão inicial é de dois meses e meio de fiscalização mais rigorosa.

“E quem anda certinho, quem anda correto, não tem esse negócio não. Não é problema nenhum, não é incômodo nenhum”, disse o pescador Francisco de Almeida.

Reforçar o controle sobre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra – federais e sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal – com o apoio das polícias do estado de São Paulo, em operações para combater principalmente o fluxo de armas e munições em direção ao Rio de Janeiro: esta foi uma das decisões anunciadas no encontro desta quinta-feira (22), na Secretaria de Segurança Pública paulista.

Participaram o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e os secretários de Segurança de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. O ministro explicou que a atuação das polícias estaduais em estradas federais vai precisar de embasamento legal.

“Vamos assinar um protocolo para que atenda aos requisitos constitucionais e legais, para que a Polícia Militar do estado de São Paulo possa também atuar na repressão, na fiscalização e eventualmente aplicação de multas, que forem hipóteses legais”, disse o ministro.

Em relação à possível migração da criminalidade carioca para os estados vizinhos, o discurso foi de que as medidas são por precaução.

“Nem quando ocorreu a instalação das UPPs no Rio de Janeiro, com saturação em comunidades, nem em 92, nem à época da Copa do Mundo, em nenhum momento se detectou migração da criminalidade do Rio de Janeiro para o estado de São Paulo e o mesmo repetem os secretários de Minas e do Espírito Santo”, disse Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Segurança Pública de São Paulo.

“Não acredito, sinceramente, que haja preocupação com relação à migração de criminosos. Não é essa a primeira preocupação, mas sim com a possibilidade com eventual de migração de modalidades criminosas ou de atuações de grupos mais intensa nas regiões de divisa”, concordou André de Albuquerque Garcia, secretário de Segurança do Espírito Santo.

Em Brasília, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que migração de criminosos sempre é possível.

“Onde se tem uma eficácia maior das forças de segurança, o crime, em certa medida, migra. E nós temos sim, está correta, essa é uma preocupação que a gente tem que ter e que a gente tem que cuidar para que ela não se corporifique”.

Fonte: G1