Esquema especial de funcionamento do MetrôRio para a final da CONMEBOL
3 de novembro de 2023

Esquema especial de funcionamento do MetrôRio para a final da CONMEBOL Libertadores no Maracanã e show da banda Red Hot Chili Peppers, no estádio Nilton Santos (Engenhão)

Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  

O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para a grande final da CONMEBOL Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors, da Argentina, que acontece neste sábado (04/11), a partir das 17h, no estádio do Maracanã. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos torcedores, a concessionária vai ampliar a oferta de trens durante a chegada ao estádio e dispersão do público e reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, além de contar com a presença de orientadores de fluxo para tirar dúvidas, principalmente nas estações próximas ao estádio. No mesmo dia, haverá ainda o show da banda Red Hot Chili Peppers, a partir das 20h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão).

No sábado, o sistema metroviário funcionará das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular. A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central/Centro e General Osório/Ipanema. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado.

Os acessos do estádio do Maracanã serão abertos cedo. Por isso, o MetrôRio recomenda que os torcedores com ingressos se programem e antecipem a chegada ao estádio. É importante ainda verificar a estação mais próxima de cada setor. Os torcedores do Fluminense com ingressos para acesso nos portões C e D (setores Sul e Leste) devem desembarcar, preferencialmente, na estação São Francisco Xavier/Tijuca (Linha 1). Já na volta do jogo, a concessionária orienta que os clientes deem preferência às estações São Francisco Xavier/Tijuca (Linha 1) e Maracanã (Linha 2). Já para os torcedores do Boca Juniors que têm bilhetes para os portões E e F (setor Norte), a concessionária indica que o embarque e o desembarque sejam feitos na estação São Cristóvão (Linha 2). Para quem vai acessar o estádio pelos portões A e B (Oeste), a recomendação é o uso da estação Maracanã.

É importante destacar que a estação Maracanã funcionará normalmente do início da operação, às 5h, até as 8h59. Entre 9h e 18h, o local ficará fechado para embarque e será utilizado somente para o desembarque de torcedores com ingresso para a partida, conforme definido no esquema de segurança e operacional dos órgãos públicos para o evento. Após as 18h, a estação volta ao seu funcionamento normal com embarques e desembarques.

Já a estação Cinelândia funcionará apenas para desembarque, a partir das 16h, para atender a torcida do Fluminense que acompanhará a transmissão do jogo na Praça Marechal Floriano, em frente à Câmara Municipal. Diante disso, os clientes deverão embarcar pela estação Carioca, que funcionará normalmente.

Funcionamento do MetrôRio para o show da banda Red Hot Chili Peppers no Engenhão  

Ainda no sábado (04/10), para ida e volta do show da banda Red Hot Chili Peppers, a partir das 20h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão), os clientes deverão se dirigir à estação Central do Brasil/Centro do MetrôRio, estação de integração com a SuperVia. Após o evento, para facilitar o retorno do público, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

No retorno do evento, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, ou da linha 2, no sentido Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.

No domingo (05/11), o horário de operação do metrô será das 7h às 23h. A linha 2 vai funcionar entre Pavuna e Botafogo, e a integração entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30.

Regras para embarque  

O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. A tarifa é de R$ 6,90 para a ida e R$ 6,90 para a volta. Os passageiros podem, ainda, inserir créditos no cartão Giro pelo site ou aplicativo do GIRO, nas estações, além de usar o pagamento por aproximação, com cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, direto na catraca na hora do embarque, ou com o Riocard.

A concessionária reforça que, para a segurança de todos, não será permitido o transporte de grandes volumes, caixa de isopor com gelo, garrafas de vidro, vasilhames, fogos de artifício, cadeiras de praia, bicicletas, skates, patins, patinetes, hoverboards e pranchas de surf. Também não é permitido ingerir bebidas alcoólicas e fumar nos trens e estações. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho.

O MetrôRio orienta que os passageiros fiquem atentos às normas e regras de segurança e utilização do metrô. A colaboração e o respeito às regras de convivência são fundamentais para a segurança de todos os clientes e contribui para evitar acidentes no sistema metroviário.

SERVIÇO  

Metrô – Linhas 1, 2 e 4 

Sábado (04/11): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular

Domingo (05/11): das 7h às 23h

Transferência entre as linhas 1 e 2 

Sábado (04/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório

Domingo (05/11): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo

Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

Sábado (04/11): das 5h às 23h30

Domingo (05/11): 7h às 22h30

Divulgação: MetrôRio
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: