Escolas municipais de Seropédica comemoram Dia da Árvore
21 de setembro de 2017

 

Conscientização ecológica nas escolas é um tema abordado frequentemente na rede municipal de ensino de Seropédica.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Seropédica em parceria com a Secretaria de Ambiente e Agronegócios, realizaram palestras nas escolas municipais, sobre o Dia da Árvore que é comemorado anualmente no 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito desse importante recurso natural.

A equipe da Secretaria de Ambiente, Coordenada pela Bióloga Nádia Cristina do Amaral Soares, e o coordenador de Educação Ambiental Hugo Bertoloto de Souza, fizeram palestra para os alunos das Escolas Municipais Ydérzio Luiz Vianna, no bairro Peixoto e Atílio Gregio, no Bairro São Miguel e Luiz Leite de Brito, no bairro Fonte Limpa, sobre sustentabilidade e o Dia da Arvore. 

Foi apresentado o Filme Mulungu e seus amigos, onde nesta história ensina como proteger e dar vida a uma arvore doente, a narrativa do filme fala que Pedro é um menino que ama a natureza. Ele mora com seus pais em um sítio e tem muitos amiguinhos por lá, entre eles um grande amigo chamado Mulungu (arvore), mas alguma coisa terrível aconteceu com o Mulungu. Pedro com seus amigos tentará salvar o Mulungu.

As crianças aprenderam que a árvore, é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos e as diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

A Bióloga Nádia falou sobre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira. “Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos” destaca.

O coordenador de Educação Ambiental Hugo Bertoloto, disse: “Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas, e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade”.

Na E.M. Ydérzio Luiz Vianna, as crianças tiraram foto abraçando uma arvore, e foram mostrar o canteiro de hortaliças que elas cuidam com carinho, onde aprendem com as Professoras sobre sustentabilidade, que as vezes vem de pequenas coisas, como plantar algum tipo de legume para uso familiar.

Estiveram presentes o Vice Prefeito Amaurildo Soares a Coordenação de Educação de Seropédica, Sônia Grégio, os estagiários da UFRRJ, Elenilson, Jõao e Carol.