Empreender em Tempos de Pandemia
18 de outubro de 2020

Devido a pandemia do novo coronavírus, o cenário econômico tem sido duramente impactado no Brasil. Segundo o último balanço do Pulso Empresa do IBGE, que monitora os impactos da pandemia da COVID-19 na economia brasileira, em Agosto de 2020, 33,5% das empresas das empresas em funcionamento reportaram que a pandemia teve um efeito negativo sobre a empresa. Enquanto que 28,6% das empresas em funcionamento reportaram que a pandemia teve um efeito positivo sobre a empresa. E ainda 8,1% das empresas em funcionamento reduziram o número de funcionários.

No entanto, na contramão da crise, segundo o Portal do Empreendedor, aponta um crescimento de Microempreendedores Individuais (MEI) no País. No ano de 2013 o Brasil contava com mais de 3 milhões de MEI, neste ano de 2020 ultrapassou a marca de 10 milhões.

Para quem é MEI ou Autônomo, é importante ter cautela na hora de empreender ou manter um negócio. Veja abaixo alguns erros apontados em pesquisa pela revista EXAME que quase todo empreendedor comete:

1 – Achar que empreender trará dinheiro rápido

2 – Não saber o seu diferencial

3 – Investir rios de dinheiro em qualquer tipo de marketing

4 – Desconsiderar o capital de giro no seu orçamento

5 – Deixar de lado o caixa da empresa

Muito cuidado em adquirir dívidas, como empréstimos, para começar um negócio. É furada! Vá aos poucos e só tome algum empréstimo, em ultimo caso, quando tiver um excelente conhecimento de finanças pessoais.

Faça essa reflexão e tenha um bom domingo!

Duvidas? Entrem em contato com Debora Santos pelos contatos:

E-mail: desembola.negocios@gmail.com

Ou pelo Instagram @desembola.negocios

Por: Debora Santos