Eleitores de Seropédica foram às urnas neste domingo (1°) para escolher os novos Membros do Conselho Tutelar
1 de outubro de 2023

Diferentemente de uma eleição convencional, o voto nessa eleição para o Conselho Tutelar é facultativo. E apesar disso, todas as seções de Seropédica foram bastante procuradas, tanto que tinha gente na fila no CIEP 155 após as 17 horas.

Essa eleição tem a finalidade de proteger, garantir e efetivar os direitos das crianças e dos adolescentes, desvinculados de partidos políticos ou de religião.

Em Seropédica são 24 candidatos concorrendo para preencher cinco vagas (5) e os demais serão suplentes.

A partir das 17 horas deste domingo após terminar a fila de espera, as urnas serão fechadas e lacradas e a apuração será iniciada. A totalização dos votos deve demorar devido neste horário ainda está tendo gente na fila para votar (18;30 horas), mas os resultados oficiais só serão divulgados na terça-feira, 3, por meio do Diário Oficial de cada Estado.

As Urnas serão lacradas e levadas para o auditório da Secretaria de Educação para serem feitas as apurações, logo após ter finalizado a votação de quem está na fila de espera.

Para ter acesso, os eleitores poderão consultar as prefeituras ou conselhos municipais dos direitos da Criança e do Adolescente. Os conselheiros eleitos tomarão posse no cargo m 10 de janeiro do ano que vem.

Essa foi a primeira vez que as eleições foram realizadas por meio de urna eletrônica em todo território nacional. A medida foi possível após aprovação de uma resolução pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de auxílio no pleito. A resolução atendeu a um pedido feito pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: