Desfile Cívico de Seropédica será realizado no dia 6 de Setembro na UFRRJ
1 de setembro de 2023

A comemoração de 201 anos da Independência do Brasil, será realizado dia 6 de setembro na UFRRJ, com 5774 Alunos e 1649 funcionários, que mobilizara um total de 7.443 pessoas, entre professores, e funcionários da Prefeitura de Seropédica.

A abertura do evento será realizada pelo Exército DCMUN, na sequencia desfilara o Destacamento do Corpo de Bombeiros do município, a Policia Militar do 24º BPM 4º Cia, a Segurança Presente, a Defesa Civil, a Terceira Idade, e a Famuse.

Serão Montadas duas tendas, uma para Secretaria de Saúde para atendimentos de emergência se necessário, e outra Tenda para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ficará de Plantão Ambulância do SAMU no local do desfile.

A primeira Escola a Desfilar vai ser Centro Educacional Alfredo Prado (Banda Marcial), que vai fazer abertura do desfila das escolas. Vai desfilar Oito Escolas Particulares e uma Escola Estadual e quarenta e três Escolas Municipais.

A independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822, tendo como grande marco o grito de “Independência ou morte” realizado por D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia. Momento em que D. Pedro foi aclamado e depois coroado imperador do Brasil, tornando-se D. Pedro I e iniciando o Primeiro Reinado.

Os desfiles escolares tem o objetivo de promover o nacionalismo, o patriotismo, o civismo e a cidadania. Nesse sentido, a Educação tem papel fundamental como guia do conhecimento, sobretudo do estímulo ao respeito aos aspectos e expressões existentes no país da diversidade.

Já a tradição dos desfiles na data da Independência foi iniciada na década de 40 por Getúlio Vargas, com o objetivo declarado de promover os valores cívicos desde cedo.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: