Curso de Mudança Climática gratuito com certificado da ONU
27 de outubro de 2018

O curso online Introdutório sobre Mudança Climática com certificado é oferecido gratuitamente pelo programa UN CC:Learn – a maior iniciativa de educação da ONU sobre mudança climática. Este curso fornece o que você precisa saber sobre os aspectos básicos da mudança climática, desde a ciência da mesma até a governança.

UN CC:Learn

O programa UN CC:Learn é uma parceria de mais de 30 organizações multilaterais que apoia países na elaboração e implementação de suas estratégias de combate as mudanças climáticas de forma sistêmica, recorrente e medida por resultados. Em nível global, a parceria apoia o compartilhamento de conhecimentos, promove a elaboração de conteúdo sobre mudança climática, e coordena atividades pedagógicas em colaboração com diferentes agências das Nações Unidas e parceiros locais nos países onde atua.

A nível nacional, o programa apoia os países na formulação e implementação de estratégias nacionais de aprendizagem sobre mudança climática. Atuando no nível global e local, o Programa UN CC:Learn contribui de forma especifica ao Artigo 6 da Convenção das Nações Unidas sobre a mudança do clima que fala de treinamento, educação e maior capilaridade do conhecimento, bem como ao Programa de Trabalho 2012-2020 firmado em Doha.

O programa UN CC:Learn é financiado pelo Governo Suíço e parceiros das Nações Unidas. O Secretariado da UN CC:Learn é dirigido pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR).

O curso Introdutório sobre Mudança Climática

Este é um curso modular, com cada módulo concentrado em uma área temática. Veja abaixo os 6 módulos básicos: 

  1. Introdução à ciência da mudança climática;
  2. Introdução ao marco internacional legal e de políticas para enfrentamento da mudança climática;
  3. Introdução à adaptação à mudança climática;
  4. Introdução à mitigação da mudança climática;
  5. Introdução ao financiamento climático;
  6. Introdução ao planejamento para a mudança climática.

Tempo médio de conclusão: mais de 10 horas.

Público-alvo:

O curso apresenta informações claras, concisas e atualizadas para qualquer pessoa interessada em obter uma compreensão geral sobre a mudança climática. O curso deve ser de particular interesse para os seguintes públicos:

  • Funcionários públicos em ministérios nacionais, departamentos provinciais e autoridades locais;
  • Gestores ambientais no setor privado e organizações da sociedade civil;
  • Professores, pesquisadores e alunos; e
  • Cidadãos interessados.

Requisitos técnicos:

Navegador: O curso funciona melhor com o Firefox 3.6 ou superior. O curso também é compatível com o Google Chrome. Por motivos técnicos, não é recomendado o uso de Internet Explorer. Observe que JavaScript e cookies devem estar habilitados.

Programas: Adobe Acrobat Reader; Adobe Flash Player ; Microsoft Office (versão do Windows ou Apple) ou Open Office.

Plataforma: Windows 95, 98, 2000, NT, ME, XP ou superior; MacOS 9 ou MacOS X

Hardware: 64 MB de RAM, 1 GB de espaço livre em disco

Modem: 56 K

Inscrições: podem ser feitas a qualquer momento por qualquer pessoa, sem prazo para conclusão.

Certificado de conclusão

Para receber o certificado de conclusão emitido pelo UNITAR- Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa é preciso concluir os 6 módulos do curso e passar nos testes correspondentes. Veja abaixo um exemplo de certificado:

Certificado do Curso Introdutório sobre Mudança Climática

Certificado do Curso Introdutório sobre Mudança Climática

UNITAR

O UNITAR é um órgão autônomo da ONU criado em 1963. Este instituto é um braço de treinamento do Sistema das Nações Unidas e tem o mandato de aumentar a eficácia da ONU por meio de treinamento diplomático e aumentar o impacto das ações nacionais através da conscientização pública, educação e treinamento de funcionários de políticas públicas.

O UNITAR fornece atividades de treinamento e desenvolvimento de capacidade para ajudar principalmente os países em desenvolvimento, com atenção especial aos Países Menos Desenvolvidos (LDCs), Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e outros grupos e comunidades mais vulneráveis, incluindo aqueles em situações de conflito.

Idioma do curso

O curso online Introdutório sobre Mudança Climática está disponível em 5 línguas: português, inglês, francês, espanhol e mandarim.

Ele foi traduzido para o português pela UNESCO no Brasil.

Acesso ao curso

Clique aqui para acessar o curso online Introdutório sobre Mudança Climática da UN CC:Learn.