Cientista Johanna Döbereiner é eternizada com Busto de Bronze em comemoração ao Centenário de seu Nascimento
7 de fevereiro de 2024

A Secretaria de Industria, Comercio, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Seropédica, conseguiu através de doação das Empresas, Gás Verde e EPL, confeccionar um Busto de Bronze da Cientista Johanna Döbereiner, em homenagem ao seu centenário de nascimento.

Um novo e ilustre monumento que será colocado na Embrapa Agrobiologia de Seropédica, no próximo dia 20 de fevereiro vai eterniza a notável trajetória da Dra. Johanna Döbereiner que através de seus estudos, levou à descoberta de 9 espécies de bactérias fixadoras de nitrogênio associadas a gramíneas, cereais e tuberosas, revolucionando a forma de trabalhar a agricultura, provando que é possível ter uma produção sustentável sem desgastar recursos naturais e maximizando a produtividade.

Johanna foi cientista, mulher e mãe. Recebeu inúmeros prêmios e homenagens. Liderou a pesquisa no então Instituto de Ecologia e Experimentação Agrícola do Serviço Nacional de Pesquisas Agronômicas, o precursor da Embrapa Agrobiologia de Seropédica e orientou bolsistas que hoje estão espalhados pelo Brasil inteiro, quiçá pelo mundo. Foi chefe da Unidade, mas jamais deixou a pesquisa de lado para focar somente nos trâmites administrativos e burocráticos de uma instituição governamental de pesquisa. Acumulava funções com maestria, como se estivesse de fato regendo uma orquestra.

Johanna nasceu em Aussig, na antiga Tchecoslováquia, mas foi no Brasil que fincou suas raízes. No município de Seropédica, ela se estabeleceu e criou os três filhos, Maria Luísa (Marlis), Christian Erhard e Lorenz. Foram 48 anos na mesma casa, na Rua Colina, no Bairro Ecologia no segundo Distrito de itaguaí, hoje, Seropédica, ao lado do marido, o médico veterinário Jürgen Döbereiner. Naturalizada brasileira em 1956, ela chegou ao Rio de Janeiro em 1950, depois de anos turbulentos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial.

Cientista reconhecida pela Academia Internacional, ela se dividia entre o reconhecimento no meio acadêmico e o anonimato para o grande público. Não era grande a parcela da população brasileira que já havia escutado seu nome quando ela veio a falecer, em outubro de 2000, aos 75 anos. Modesta, mantinha a simplicidade em tudo: no vestuário, na casa, no dia a dia. Não esbanjava luxo ou tinha uma vida de excessos. Não ficou rica ou famosa. “Eu teria condições, hoje em dia, de escolher qualquer parte do mundo para viver. Teria facilidade em arranjar empregos equivalentes ou melhores nos EUA, na Austrália, na Europa. Recebi convites para trabalhar em outros países, mas não troco o Brasil por nenhum outro. É o país que escolhi, estou muito bem aqui e não o deixaria nem para ter vantagens em outros lugares”, contou ao Globo, ainda em 1979

O Secretário da Secretaria de Industria, Comercio, Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Alberto Machado de Freitas, conhecedor dos grandes feitos da Dra. Johanna Döbereiner, foi o idealizador desta magnifica ideia em fazer um Busto em sua homenagem, personalidade que foi reconhecida no mundo nos seus trabalhos no combate a fome. O Secretário Carlos Machado, destacou que foram quase 50 anos de carreira e recebeu mais de 25 prêmios e homenagens oficialmente registrados. Johanna ultrapassou fronteiras: não foi apenas membro da Academia Brasileira de Ciências, mas integrou a Academia de Ciência de Nova York e chegou também ao seleto grupo de cientistas integrantes da Academia de Ciências do Vaticano, cargo no qual tomou posse em 1978. Dentre os prêmios, também não ficou restrita ao território brasileiro: foi reconhecida pela Unesco, pela Organização dos Estados Americanos (OEA), pela academia indiana, pela república alemã e pela sociedade mexicana de microbiologia. Em 1999 foi indicada para o prêmio Nobel de Química. Mas sua maior satisfação, dizem os amigos mais próximos, não era contabilizar prêmios e homenagens, mas poder olhar para trás e enxergar uma contribuição verdadeira, por meio de sua pesquisa, para a adoção de práticas mais sustentáveis na agricultura. 

Abaixo Foto do Busto da Cientista Johanna Döbereiner, e do Secretário da Secretaria de Industria, Comercio, Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Alberto Machado de Freitas

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: