Armas furtadas do Exército iriam para o PCC e Comando Vermelho, diz Derrite
21 de outubro de 2023

Até agora, 17 armas foram recuperadas, oito delas no Rio de Janeiro, e as outras nove em São Paulo

Polícia Civil encontra metralhadoras furtadas de arsenal do Exército

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou neste sábado, 21, que o armamento furtado do Exército de Barueri, apreendido pela polícia, teria como destino as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro. No total, nos dois Estados, 17 armas foram recuperadas. 

“Elas [as metralhadoras] tinham endereço endereço certo. A informação que se tem é que tanto Comando Vermelho quanto PCC seriam os destinatários finais desse armamento”, disse Derrite, conforme divulgado pelo jornal Folha de São Paulo. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública informou ao Terra, desde o desaparecimento do armamento de guerra do Exército brasileiro em Barueri, na Grande São Paulo, os setores de inteligência das Polícias Civil e Militar desencadearam uma série de ações para identificar qual seria o destino dos fuzis e os supostos negociadores. 

Apesar da investigação ficar a cargo do Exército brasileiro, por se tratar de um crime em uma área militar, por determinação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) mobilizou os agentes para tentar localizar o armamento de guerra. 

“Nós temos um mapeamento das principais lideranças das organizações criminosas que atuam aqui em São Paulo e, nesse contexto, a Polícia Civil começou uma linha investigativa e chegou que esse armamento seria transportado e vendido para outro grupo criminoso que estaria comprando esse armamento desviado do quartel do Exército”, explicou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, na manhã deste sábado, 21.

Armamento foi encontrado no lamaçal de uma área de mata
Armamento foi encontrado no lamaçal de uma área de mata
Foto: Reprodução/Twitter:@DerriteSP

Com as informações sobre a atuação da quadrilha e o provável local que as armas estariam escondidas, uma equipe liderada pelo 1º Distrito Policial de Carapicuíba foi até o local, em São Roque, no interior do estado, para realizar uma diligência. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, quando os policiais chegaram no endereço, foram recebidos por disparos de armas de fogo. Não se sabe ao certo quantos criminosos estavam envolvidos na ocorrência, mas pelo menos dois efetuaram os disparos contra os agentes.

Os tiros acertaram as laterais da viatura da Polícia Civil. Houve troca de tiros, no entanto, os criminosos fugiram para uma região de mata.

A ação foi apoiada por Policiais Militares do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e por agentes do Centro de Operações Especiais (COE). Eles realizaram uma busca na mata na tentativa de localizar os criminosos.

Excelente trabalho da Polícia Civil. Confirmamos com o Exército Brasileiro e as nove armas encontradas em uma região de mata foram subtraídas de Barueri.

O armamento de guerra do Exército estava escondido dentro de um lago que se formou no local, um lamaçal de uma área de mata. Foram localizados cinco fuzis .50, capaz de derrubar aeronaves, e quatro metralhadoras MAG calibre 7.62. O tiro da metralhadora, de origem belga, tem alcance de 2,5 mil metros, podendo disparar de 600 a mil tiros por minuto, inclusive ultrapassando veículos blindados.

“Nós estamos falando aqui que muitas vidas foram salvas com a recuperação dessas armas, vidas de policiais, de cidadãos brasileiros, porque o poder de fogo dessas armas destrói qualquer tipo de blindagem convencional que estamos acostumados”, explicou o secretário Derrite.

Ao todo, 21 metralhadoras foram furtadas do quartel de Arsenal de Guerra de São Paulo. O crime foi descoberto em 10 de outubro, porém, as armas teriam sido desviadas um mês antes. Até agora, 17 armas foram recuperadas, oito delas no Rio de Janeiro, em uma área de tráfico na Zona Oeste da capital fluminense, nesta quinta-feira, 19. 

Polícia Civil do RJ recupera armas furtadas no Arsenal de Guerra do Exército em SP
Polícia Civil do RJ recupera armas furtadas no Arsenal de Guerra do Exército em SP
Foto: Divulgação

Com a localização do armamento no interior do estado, o 1º Distrito Policial de Carapicuíba registrou a ocorrência e, a partir de agora, dará sequência nas investigações para identificar e prender os criminosos envolvidos na troca de tiros com os policiais e os supostos negociadores do armamento.

“Nós ainda temos que recuperar mais quatro fuzis .50 que estão faltando e, se estiverem aqui no estado de São Paulo, eu tenho certeza absoluta que os trabalhos investigativos de inteligência da Polícia Civil e dos agentes de campo da Polícia Militar vão conseguir recuperar”, completou o secretário.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/policia/armas-furtadas-do-exercito-iriam-para-o-pcc-e-comando-vermelho-diz-derrite,234fd81277ff1786078374cd3a6670975fmj3tr8.html?utm_source=clipboard

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: