Foi realizado nesta quarta-feira (6), a primeira reunião de 2021 do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Seropédica, o evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

A reunião foi realizada tomando todos os cuidados para evitar disseminação do Coronavírus, com distanciamento, uso de máscara e álcool gel.

O Presidente do Conselho Alexandre Rafael, fez a convocação da composição da mesa, com a presença do Chefe do Setor de Roubos e Furtos da 48º DP Sr. Leonardo, o Diretor do Conselho, Cláudio de Paula, o Diretor do Conselho Sr. Luiz Geraldo, a Presidente da OAB  subsecção 59º de Seropédica, Dra. Jucimar de Almeida Silva, a Conselheira do Conselho da Criança e Adolescente, Sra. Odete Maria de Oliveira, o Secretário de Ordem Pública, Sr. Anderson de Moura Medeiros, o Coordenador da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, Sr. Igor Santtos.

O primeiro a falar foi o Chefe do Setor de Roubos e Furtos da 48º DP Seropédica, Sr. Leonardo, que enfatizou a importância do apoio da população para solucionar vários crimes que são praticados dentro do município, e deixou o contato da Delegacia para registro de denúncias. 

Em seguida foi passado a palavra ao Secretário de Segurança e Ordem Pública do Município, Sr. Anderson Medeiros, que falou sobre os problemas que a secretaria vem passando, em relação a defasagem salarial dos funcionários, falta de equipamentos de trabalho, e o número reduzidos de guardas que a maioria está trabalhando em prédios públicos. Foi falado também que existe um projeto aprovado para monitoramento de Câmeras por toda cidade que vai ajudar muito na segurança dos munícipes.

O Diretor do Conselho Cláudio de Paula, falou sobre a mobilidade urbana e organização dos espaços públicos, estacionamento de veículos no centro do município, com demarcação de estacionamento, organização do trânsito, e acessibilidade.

Alexandre Rafael falou sobre os trabalhos realizados pelo conselho comunitário, que ajudou muito a minimizar a criminalidade no município.

As reuniões são abertas para população, para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções dos problemas, o qual se reflete na segurança pública. O Conselho Comunitário de Segurança (CCS) é o canal de comunicação entre a sociedade civil e as Secretarias de Estado de Polícia Civil e de Polícia Militar, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados e compromissados com a redução da violência, da criminalidade e com a paz social.

A próxima reunião foi marcada para a primeira quarta-feira do mês de fevereiro dia 3 com início às 10 horas.

Telefones da Delegacia e Ordem Publica

Telefone para denúncias para 48º DP = 21-98596-7231

Ou Facebook da 48º DP = https://www.facebook.com/048DP

Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Seropédica = 21-96482-0199